comércio

5 tendências do comércio eletrônico para e-commerce em 2023

O comércio eletrônico surgiu décadas atrás, mas foi só a partir de 2020 que ele começou a se destacar. Os consumidores precisaram usar essas plataformas para comprar diferentes tipos de produtos e adquirir serviços, mas logo perceberam suas vantagens.

Isso fez com que o e-commerce se tornasse parte da rotina das pessoas, mas assim como chamou a atenção do consumidor, também chamou a atenção dos empreendedores e das lojas físicas.

As pessoas notaram o quanto é fácil e cômodo fazer as compras pela internet, sem precisar sair de casa e receber tudo tranquilamente no conforto do lar. Isso fez com que as vendas aumentassem e, como consequência,  despertou a atenção de outras marcas.

As lojas físicas rapidamente começaram a criar suas lojas virtuais, além de empreendedores que enxergaram no comércio eletrônico a oportunidade perfeita para ter o próprio negócio.

Isso acabou aumentando a concorrência e por isso as plataformas começaram a investir em estratégias para impulsionar as vendas. Mas conforme o tempo e a tecnologia evoluem, novas tendências surgem nesse sentido.

Por essa razão, este artigo vai explicar a importância de impulsionar as vendas no e-commerce e quais são as tendências que as lojas digitais podem usar para alcançar esse objetivo.

Importância de impulsionar as vendas

Impulsionar as vendas é necessário e importante para qualquer tipo de negócio, inclusive para as plataformas de vendas. O impulsionamento acontece por meio das estratégias de marketing digital, afinal, trata-se de um comércio eletrônico.

Os investimentos em marketing são muito importantes porque aumentam a força da marca e isso ajuda a conquistar e fidelizar clientes. Uma das plataformas mais usadas para isso são as redes sociais.

Para uma empresa de conserto all in one, elas são ótimas porque melhoram o relacionamento com o público e isso beneficia o engajamento, algo que acaba por impactar positivamente a decisão de compra.

Meios digitais como Facebook e Instagram precisam ser vistos como oportunidades de interação e um recurso valioso para impulsionar as vendas das plataformas e-commerce.

As estratégias de impulsionamento também ajudam a aumentar o nível de confiança do consumidor em relação à marca, principalmente porque conquistar clientes para uma loja virtual é diferente do que acontece em uma loja física.

O consumidor não consegue ver pessoalmente os produtos, por isso também não pode tocá-los e realizar outras ações importantes que acontecem no ponto de vendas.

É por isso que as marcas precisam criar estratégias que oferecem uma boa experiência durante a jornada de compra, algo que pode ser feito por meio do marketing de conteúdo.

Assim como no caso de uma assistencia tecnica autorizada tv Samsung, as lojas virtuais precisam desse tipo de conteúdo para direcionar os potenciais clientes dentro do funil de vendas, criando relações duradouras e lucrativas.

O impulsionamento acontece por meio de conteúdos em diferentes formatos, como vídeos, imagens e textos, capazes de mostrar um pouco mais sobre os produtos e serviços, mas também sobre a rotina do negócio e chamar a atenção do público.

Naturalmente, as pessoas sentem vontade de continuar se relacionando com a marca. Outro grande benefício das estratégias para impulsionar as vendas no e-commerce é que o canal consegue se destacar no Google.

Com o avanço dos recursos tecnológicos, os consumidores começaram a ficar mais conectados e aumentaram seu nível de exigência durante a jornada de compra.

São pessoas que pesquisam muito mais quando precisam adquirir alguma coisa para ter certeza de que estão fazendo um bom negócio.

Uma loja virtual não pode usar as mesmas estratégias de uma loja de vendas, mas pode contar com recursos inteligentes, como as práticas de SEO (Search Engine Optimization).

Trata-se de um conjunto de estratégias que melhoram as páginas para que elas sejam bem posicionadas nos resultados de pesquisa. Se uma página de vendas aparece entre as primeiras colocações para a pesquisa sobre o produto, então vai receber mais visitas.

No caso de um fabricante de enfestadeira, é uma forma de potencializar as chances de vendas, por meio do aumento do tráfego em seus canais.

Se a plataforma está recebendo muitos visitantes, então é natural que consiga aumentar a conversão de vendas, mas as estratégias usadas dependem muito das características do e-commerce, como:

  • Segmento;
  • Público-alvo;
  • Propósitos;
  • Objetivos.

Para fazer uma boa escolha, a plataforma deve fazer uma análise sobre suas próprias condições e conhecer algumas tendências voltadas para o impulsionamento de vendas.

Como impulsionar vendas em 2023?

O comércio eletrônico é um mercado extremamente concorrido, por isso, as plataformas de vendas precisam conhecer boas estratégias e ações que são tendências e que ajudam a impulsionar os resultados.

Diversos setores, como no caso de restaurante que oferece serviço de buffet infantil a domicilio, precisam estudar suas tendências para vender mais. No caso do e-commerce, as principais para o ano de 2023 são:

  1. Ações omnichannel

As ações omnichannel estão relacionadas a integração de vários canais de vendas e comunicação que personalizam a jornada de compra. O objetivo é garantir que a marca esteja presente em diferentes canais usados pelo público-alvo.

Mas ao contrário do que a maioria acredita, uma ação omnichannel não se trata apenas de estar presente em diferentes canais e vender em plataformas distintas, na verdade também está relacionado com:

  • Atendimento centralizado;
  • Gestão logística eficiente;
  • Compliance fiscal;
  • Definição de preços.

Independentemente do canal usado pelo cliente para entrar em contato com a marca, ele não deve explicar o problema novamente, tendo em vista que, com a ação omnichannel, todo o histórico de interação fica registrado na mesma plataforma.

As trocas e devoluções, assim como o controle de estoque, são processos integrados e todas as informações são atualizadas para todos os canais, de modo a evitar que um produto indisponível seja vendido.

Um fabricante de medalha infantil personalizada precisa ter conhecimento fiscal, assim como uma loja virtual também precisa para que possa evitar o pagamento de impostos duplicados e práticas proibidas.

Por exemplo, o produto não pode sair do centro de distribuição sem que a nota fiscal seja emitida, além disso, quem vende por meio de diferentes canais e alguns cobram taxas, a precificação precisa ser diferente.

  1. Recommerce

Recommerce é uma tendência que envolve colocar o produto de volta no mercado, depois de ter sido usado e reformado. Hoje em dia, usar um item e descartá-lo está ficando para trás por várias razões.

A principal questão é o consumo consciente e a sustentabilidade, por isso, começaram a surgir lojas e marketplaces especializados em produtos usados e em bom estado que podem ser comprados por outras pessoas.

  1. Checkout sem login

Assim como uma empresa de espelhamento em carros investe em diferentes recursos para oferecer uma boa experiência de compra aos seus clientes, o e-commerce também pode fazer isso por meio do checkout sem login.

É uma modalidade que permite aos consumidores salvarem seus dados e fazerem compras futuras rapidamente.

A plataforma vai utilizar recursos que armazenam as informações de compra dos usuários e os dados do checkout ficam salvos e podem ser acessados por meio de um código de verificação.

  1. Pix parcelado

Enquanto o pagamento por uma compra não é aprovado, os produtos não são enviados, só que o cliente é cada vez mais imediatista e as lojas virtuais precisam estar atentas a isso.

Uma das tendências que surgiram para atender esse critério é o pix parcelado, meio de pagamento instantâneo e que permite pagar pelos mais diversos produtos e serviços, desde uma roupa até um projeto de reforma de móveis para escritório.

O pix parcelado é uma grande tendência porque facilita ainda mais a vida do consumidor, mas para oferecer é necessário contar com uma plataforma específica.

  1. Sustentabilidade

Uma característica muito forte do consumidor moderno é seu interesse em comprar com empresas que compartilham seus ideais e valores.

Por meio de estratégias de marketing social, as organizações podem promover e divulgar ações que geram impactos positivos, tanto em âmbito social quanto ambiental.

A ideia por trás disso é engajar e estimular esse comportamento nas pessoas, e qualquer plataforma de vendas, assim como outros tipos de negócios, como um especialista em locação de scanner, conseguem construir uma imagem positiva.

Considerações finais

Uma plataforma e-commerce é um tipo de negócio moderno e que veio para facilitar a vida dos consumidores ao oferecer produtos e serviços variados, por um preço mais acessível e sem precisar sair de casa.

Mas a concorrência no mercado eletrônico é muito grande, por isso, as plataformas de vendas precisam investir nas melhores tendências para impulsionar suas vendas em 2023.

Existem muitas outras opções, além das que foram mencionadas ao longo deste conteúdo. O importante é escolher aquela que corresponde à realidade e necessidades do negócio, para aproveitar todos os seus benefícios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *