água

6 dicas para economizar água no local de trabalho

No Brasil tem havido muitas mudanças no clima ao longo dos anos. Temos vários estados e cidades que estão passando por condições de seca extremas ou excepcionais. A seca é um período de chuvas anormalmente baixas, que causa redução da umidade do solo, diminuição do fluxo do rio, danos aos grupos e escassez geral de água. 

Embora isso possa ser relatado como um problema para esses diversos estados, as repercussões das secas são um desafio mundial. Com mudanças climáticas imprevisíveis, uma seca pode ocorrer em qualquer cidade e em qualquer país, e cabe a nós agir agora e não esperar até que uma emergência de seca seja declarada.

De toda a água do mundo, há apenas cerca de 1% dela disponível para uso humano, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental do Brasil. E a família brasileira usa cerca de 300 galões dessa água todos os dias. Imagine o que uma empresa inteira de pessoas usa em apenas um dia útil! 

Existem várias dicas de conservação de água em casa e no trabalho para garantir que todos estamos fazendo nossa parte pela humanidade. Continue lendo para saber mais sobre a conservação da água e as medidas que você pode tomar para proteger melhor os recursos hídricos limitados em todo o mundo. 

6 dicas para economizar água no local de trabalho

1. Verifique seu uso de água

Talvez a sua empresa já seja eficiente na economia de água (parabéns!), mas a única forma de descobrir é verificando o uso de água da sua empresa. O Departamento de Energia do Brasil descobriu que, em média, um funcionário típico usa aproximadamente 15 galões de água todos os dias. Dependendo do tamanho do seu local de trabalho, você verá uma grande quantidade de H2O indo pelo ralo diariamente. 

Para obter a quantidade exata de água que seus funcionários estão usando, entre em contato com o fornecedor de água de seu prédio para fazer uma avaliação. Eles podem até fornecer algumas dicas de eficiência de água sobre como você pode economizar com base em sua cidade, tamanho da empresa e recursos. Usar esse recurso é uma ótima maneira de monitorar e acompanhar o uso de água ao longo do ano para garantir que sua empresa esteja sendo responsável. 

2. Rastreie a água da sua torneira

Uma ótima maneira de controlar a água corrente que vem da pia do seu escritório é instalar um arejador de torneira. Essa ferramenta é uma forma econômica de reduzir o consumo de água, pois diminui e regula o fluxo que sai da torneira (também pode ajudar sua empresa a economizar).

3. Se estiver quebrado, conserte ou troque por um novo

Você pode não pensar que um vazamento em um banheiro ou uma torneira pingando perca tanta água, mas isso se soma. Um vazamento de banheiro ou torneira pingando pode usar até 400 litros de água desperdiçada por dia. Então, procure sua caixa de ferramentas ou pegue o telefone e conserte aqueles vazamentos de água ou torneiras quebradas. Isso vale também para os bebedouros. Caso esteja pingando, conserte-o. Não é possível fazer o reparo? Solicite uma cotação de um novo bebedouro industrial para sua empresa. 

4. Regule sua grama verde

Com o tempo mais agradável, muito mais empresas estão cuidando de sua paisagem e, embora desejemos que a grama parece sempre mais verde, precisamos ter em mente o que esse trabalho exigirá. Coloque um orçamento mensal de água em seu trabalho de paisagismo com base nas necessidades de água de sua vida vegetal.

5. Desligue-o

Se a água não for necessária em certas áreas do seu prédio,desligue-a. Fechar o abastecimento de água para áreas não utilizadas de suas instalações eliminará o uso não monitorado. Você nem notará que a água não está ligada e isso fará uma grande diferença no consumo geral de água. 

6. Eduque seus funcionários

Já dissemos antes, conhecimento é poder! Prepare um pequeno panfleto ou um e-mail para toda a empresa informando aos seus funcionários como eles podem economizar água no trabalho. Inclua dicas como fechar as torneiras entre lavar a louça, aguardar a carga completa antes de ligar a máquina de lavar louça e esfregar as mãos na pia com a água quente desligada. Os empregadores podem até iniciar uma competição para ver quanto os membros da equipe podem reduzir o uso total de água para ganhar algum tipo de prêmio, como um almoço grátis ou a capacidade de sair uma hora mais cedo na sexta-feira. 

O atual problema da seca em todo o país pode afetar a todos nós, então por que não mudar nossos hábitos agora na esperança de evitar problemas que possam surgir no futuro? Pequenos ajustes de eficiência de água fazem uma grande diferença.

Conclusão

Apresentamos 6 dicas para economizar água no local de trabalho. Agora é colocar em prática! Fazendo nossa parte pela humanidade garantindo a conservação da água. Use com sabedoria e moderação.

Gostou? Então acompanhe nosso blog e fique sempre por dentro de todas as noticias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *