A moda vitoriana esteve em alta entre 1838 e 1901, período do reinado da Rainha Vitória na Inglaterra. Consistia em golas altas, mangas bufantes, vestidos de mangas longas e babados.
Trazer as roupas daquela época para os dias atuais não daria muito certo, a não ser que a ideia seja um visual bem retrô. No entanto, é possível adaptar algumas características à modernidade, dando um toque boho chic. Confira as dicas!
Moda vitoriana
- Cropped com mangas bufantes
Diversos modelos de cropped já incluem mangas, inclusive as bufantes. Se você gosta da peça mais justinha e com a barriga de fora, pode dar o toque romântico da era vitoriana com as mangas.
Para finalizar o visual com o ar moderno de sempre, use sua calça jeans preferida, um short ou uma saia. Nos pés, a sapatilha complementa o jeitinho fofo, mas o saltão é super bem-vindo.
- Blusas de babados
As blusas de babados também prometem fazer sucesso com o estilo. Aposte nas versões de mangas longas ou curtas e, para concluir o visual, use sua velha e boa calça jeans.
Para deixar tudo ainda mais romântico, aposte em cores como o rosa, o pink e até mesmo variações de vermelho. As estampas são indicadas por deixarem o estilo vitoriano mais moderno.
- Vestidos de mangas longas
Os vestidos eram muito comuns nos tempos da Rainha Vitória. A diferença é que as peças eram volumosas, longas, com golas altas e bastante fechadas. Para trazê-los aos dias atuais, vale mudar o comprimento das saias e o estilo das mangas.
Invista em modelos com mangas longas de tecidos transparentes ou mais leves, sem os punhos fechados. Além disso, o comprimento da saia pode ficar no mídi ou na altura dos joelhos, mantendo-se rodada.
- Uso do corset
O corset foi o item que mais voltou com tudo nesse retorno da era vitoriana. No passado, eram usados para acinturar e sustentar o busto, além de manter a postura ereta. Chamados em português de espartilhos, eles voltaram com tudo, mas para serem usados sozinhos.
Agora a ideia é fazer da peça uma blusinha mais justa, para usar sem sutiã e arrasar na sensualidade. Os modelos de couro, por exemplo, têm feito bastante sucesso.
- Vestidos mídi com botões
Os vestidos mídi com decote e fenda também são uma forma de vivenciar a era vitoriana com um ar mais moderno. O comprimento da saia é longo, além de ela ser mais soltinha no corpo, mas há um toque de sensualidade com o decote e a fenda nas pernas.
Outro detalhe que deixa o visual mais romântico e fofo é a presença dos botões, reais ou de enfeite. Eles aparecem na altura do busto e podem ser da mesma cor do vestido.
- Blusas de gola alta com detalhes
Se você gosta de blusas de gola alta, pode trazê-las de volta ao guarda-roupa. O mais comum é aproveitá-las no inverno, mas existem opções de verão, como os bodys mais fechados na altura do busto.
No lugar da gola tradicional, agora ela vem com detalhes, sejam estampadas ou em cores diferentes, ou até pequenos recortes. Tudo isso para garantir o ar romântico tão presente na era vitoriana.
- Camisas de punhos fechados com babados
As camisas também ganharam um pouquinho do estilo vitoriano. Além de babados perto dos botões e mangas bufantes, os punhos fechados são o grande destaque, tanto que, aqui, a recomendação é pelos modelos de manga longa.
Invista nessas peças para montar um look mais social, mas sem perder o toque fofo comum da moda vitoriana. Para completar o visual, um sapato mais fechado e as calças de alfaiataria são muito recomendados. Mas, se quiser usar seu fiel jeans, também é válido.
Gostou? Então acompanhe nosso blog e fique sempre por dentro de todas as noticias!