As ações de marketing são essenciais para que um empreendimento possa vender bem e ter bom relacionamento com os seus consumidores. Adaptadas para diferentes nichos, as ações proporcionam o impulsionamento da empresa no seu segmento.
Tanto para vendas como para impulsionar o nome da empresa em si, as ações de marketing são moldadas para que possam conquistar o que foi estabelecido pelo empreendimento e fazer com que seus objetivos sejam concluídos.
Com uma boa estratégia, é possível que um pequeno negócio que vende copa lombo defumado possa se transformar na referência de sua região e ter a oportunidade de expandir para além da área que vende.
Mas para que as ações possam ser elaboradas com uma boa assertividade, é fundamental que se conheça os formatos de ações assim como as formas para se aumentar as vendas, podendo até buscar por exemplos como inspiração.
Conhecendo como as ações de marketing funcionam dentro de um empreendimento e em relação ao mercado, as formas de elaborá-las e os meios para que possa contribuir com as vendas ganham maiores estabilidades.
Fazendo com que assim, os meios para que um empreendimento tenha sucesso dentro da sua segmentação sejam mais estabilizados e ofereçam o que é desejado à marca.
Os tipos de ações de marketing
Uma empresa que vende sonda alimentação pelo nariz pode usufruir das ações de marketing para elaborar melhor seu nome dentro do mercado através de diferentes táticas, por exemplo:
- Amostras;
- Sorteios;
- E-mail marketing;
- Conteúdos;
- Digitais influencers;
- Redes sociais;
- Blog;
- CTA;
- Anúncio patrocinado;
- Espaço para o consumidor falar.
As amostras são ações de marketing comuns dentro do mercado, como uma forma de atrair o consumidor com pequenas demonstrações dos produtos ou serviços que são oferecidos e até mesmo despertar o interesse em momentos que não há.
Com a experiência do que é oferecido, pode fazer com que a marca ganhe uma boa expansão aos clientes que apenas haviam ouvido o seu nome mas não tinham quaisquer conhecimentos ou experiências na prática.
Outro modelo de ação de marketing que também ajuda a fortalecer relações ou fazer com que o cliente descubra a marca dentro do segmento são os sorteios, algo que trabalha de uma forma mais direta com as emoções.
Do mesmo modo que as amostras oferecem uma demonstração dos produtos e serviços, os sorteios são formas de engajar a marca dentro da internet, local onde grande parte das ações ocorrem.
Com o sorteio, é possível que o cliente engaje amigos e familiares a também terem uma oportunidade de concorrer ao prêmio de bandeja deslizante para rack 19, por exemplo, gerando uma movimentação nas páginas da empresa.
Essa movimentação pode refletir em outras ações do marketing como e-mail ou então os conteúdos que são desenvolvidos. O e-mail marketing é um meio para que se haja uma nutrição dos clientes que entraram em contato em algum momento com a empresa.
Até mesmo sendo uma divulgação de produtos, promoções ou outras ações que podem contar com uma mensagem personalizada como uma forma de aproximar o cliente ainda mais e fortalecer o relacionamento que está sendo desenvolvido ou está no início.
Com as ferramentas ligadas ao e-mail marketing torna-se possível que a empresa descubra se as mensagens estão ou não sendo abertas, o que é um ponto fundamental quando essa ação de marketing é utilizada.
Porque assim, derivações ou outras estratégias ligadas ao e-mail são revistas ou melhor desenvolvidas como a criação de conteúdos. A demonstração que estes formatos oferecem de que a empresa sabe o que vende pode mudar a perspectiva do cliente.
Uma vez que não apenas pode ajudar no processo de venda mas também contribuir para o posicionamento dentro do mercado, fazendo com que a concorrência tenha ciência da presença da marca no nicho e com isso gerando uma movimentação.
Com bons conteúdos em diferentes plataformas, o marketing da empresa ganha maiores estabilidades e chances de fechar parcerias com digitais influencers, profissionais que possuem engajamento e bons números de seguidores.
Refletindo no aumento das vendas ou da procura de serviços de coleta de oleo de cozinha usado em condomínio, por exemplo, cuja a busca pela empresa passa a ser maior do mesmo modo que o engajamento no perfil do profissional.
Porém esta ação deve ser realizada com ambas as partes concordando o que está sendo levantado, para que assim não se tenha problemas futuros e o marketing da empresa apresente os resultados positivos.
Com a popularidade das redes sociais, também torna-se possível que sejam usadas como um auxiliar nas vendas. Uma vez que conteúdos, consumidores e digitais influencers usam o espaço para terem o engajamento que é necessário.
E ganham a chance de atrelar a página com outras como sites e blogs, locais que por terem uma expansão maior e uma personalização de layout que ajuda na imagem da marca.
Dentro destas páginas, o modelo de CTA ou call to action, incentiva que o usuário que está adentrando nos conteúdos possam fazer as ações que a empresa deseja para uma maior compreensão do comportamento dos consumidores.
O engajamento nas ações e a notoriedade podem vir por intermédio dos anúncios com patrocínio. Criado e estruturado de acordo com o perfil que é desejado conquistar, as ações de marketing como anúncio proporcionam uma chance de expandir a marca.
Uma vez que seus resultados podem aparecer mais rapidamente e fazer com que a campanha também fique no ar de acordo com o período desejado, algo importante diante dos cronogramas desenvolvidos pela empresa.
Com os anúncios pagos, é possível que haja uma divulgação mais ampla não apenas na plataforma que está sendo usada, mas outras que estes suportes possuem parceria e notam as relações com outros nichos.
Uma ação de marketing que ajuda na aproximação do cliente ou de um paciente de um consultório de radiologia é a abertura para que se possa falar. Ouvir e coletar os feedbacks dos clientes ajudam na reputação da empresa.
Transformando-se também em uma forma de ajudar a conhecer suas ações na prática e se estão oferecendo o resultado que é desejado, por isso, é importante que os tipos de ações de marketing oferecidos ajudem a empresa a ter uma melhor relação com o consumidor.
Aumentando vendas com ações de marketing
Para que se tenha uma boa venda de ações de marketing, uma das formas que as vendas podem ter bons índices é com estratégias envolvendo o inbound marketing e o outbound marketing.
Com o inbound marketing, as estratégias envolvendo rastreador de moto via celular é enviada diretamente para quem demonstra interesse, buscando captar os leads que demonstram uma eficiência ainda maior.
Grande parte das estratégias envolvendo as ações de marketing do empreendimento acabam se tornando concentradas em meios virtuais, porém quando se usa o formato offline também é provável que haja uma intensificação nas vendas.
Como ocorre na utilização do outbound marketing. Presença em eventos, criar contatos e investir em alguns materiais físicos que agregam valores às outras ações da instituição são meios para se ter um aumento das vendas.
Como fazer ações de marketing?
Para que uma empresa que trabalha com demarcação de estacionamento possa ter bons resultados usando ações de marketing, uma das estratégias que geram bons resultados para todas as outras é o conhecimento e a utilização do SEO.
Sendo uma otimização para os motores de busca, a oportunidade de fazer com que a página tenha notoriedade dentro do ambiente virtual cresce quando a prática é exercida com uma boa compreensão.
Fazendo com que, somado ao engajamento e aos conteúdos, se transforme na primeira opção para as páginas de busca para atrair cliques e engajamento dos usuários.
Outra forma para que haja um aumento das vendas de máquina de cortar piso de bancada, por exemplo, é a transformação das páginas em formato responsivo ou o uso do mobile como aliado.
O formato responsivo permite que o empreendimento possa ter seus canais acessados por quaisquer dispositivos, sejam computadores ou celulares ou tablets, mantendo o consumidor conectado de algum modo com a marca.
Até mesmo o formato mobile pode ser considerado como uma opção com aplicativos ou outras ferramentas, sendo necessário um investimento maior e por isso um grande planejamento.
Ações de marketing de sucesso para se inspirar
Buscar compreender como outras empresas realizam suas ações de marketing oferecem a chance de saber pontos valiosos para personalizar de acordo com o que o negócio deseja.
Mesmo marcas de grande porte ou que estão recebendo atenção do mercado, a inspiração nas formas de como usa as redes sociais, abordagens ao cliente ou até mesmo as parcerias que possuem proporcionam um entendimento de marketing.
Porém as ações devem ser realizadas personalizadas de acordo com o que o empreendimento realiza, tendo apenas bases para saber como se direcionar e a partir destas informações saberem como atuar no mercado.
Considerações finais
As ações de marketing de um empreendimento são fundamentais para alavancar suas vendas dentro do setor, e com isso conquistar bons resultados que ajudem na fidelização da marca no nicho.
Com estratégias como conteúdos em redes sociais, parcerias com digitais influencers ou até mesmo realização de sorteios ou entrega de amostras grátis, a chance do empreendimento ter suas vendas elevadas cresce consideravelmente.
Outro ponto que também fortalece este objetivo é o uso tanto do inbound marketing como do outbound, fazendo com que a presença da empresa não seja somente online mas também esteja offline.
Por isso, buscar a compreensão de como funciona internamente para moldar melhor os resultados é a forma de transformar a marca na referência em sua segmentação e destacá-la da concorrência.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.