Você já ouviu falar em amigdalite bacteriana? Esse problema acontece devido a uma inflamação na garganta, que por sua vez é causada por bactérias que causam um inchaço nas amígdalas.
Por isso, acabam gerando sintomas de dor, que até mesmo impedem os pacientes de se alimentar, podendo até mesmo interferir em sua respiração.
Além da dor, a amigdalite também pode causar outros sintomas que são comuns a qualquer outra infecção, como por exemplo, a febre.
Em suma, esse problema costuma ser bem comum, e algumas pessoas acabam tendo muitos casos de amigdalite em pausas muito pequenas, e por isso acabam tirando as amígdalas.
Portanto, confira a seguir tudo o que precisa saber sobre essa infecção, bem como qual a sua ligação com a saúde bucal, além de conhecer suas principais características, formas de tratamento e prevenção.
Assim como os principais sintomas, para que possa estar melhor preparado, caso tenha esse problema e precise buscar por uma clínica odontológica.
O que é a amigdalite bacteriana?
Assim como já mencionado anteriormente, a amigdalite bacteriana nada mais é do que uma inflamação das amígdalas, que por sua vez são estruturas localizadas na garganta que servem justamente como um escudo de proteção.
Justamente por isso, quando esses tecidos entram em contato com bactérias, elas acabam inflamadas.
Sendo assim, uma vez inflamadas, o paciente começará a sentir sintomas comuns de infecções, como por exemplo: febre, dor no local (na garganta) e dificuldade para engolir, o que leva à perda de apetite.
Em suma, o diagnóstico da amigdalite bacteriana pode ser feito por um médico clínico ou até mesmo um profissional em um consultório dentista. Esse exame prévio deve ser realizado através de avaliações.
Dessa maneira, uma vez que a amigdalite é identificada, bem como a bactéria que a causou, o especialista pode recomendar o melhor tratamento, que normalmente envolve o uso de antibióticos.
Nos casos em que a amigdalite é frequente, pode ser recomendada a cirurgia para retirada das amígdalas, assim como já mencionado anteriormente.
Quais são os sintomas da amigdalite bacteriana?
Os principais sintomas da amigdalite envolvem coisas, como:
- Dor de garganta intensa;
- Dificuldade para engolir;
- Febre alta;
- Calafrios;
- Pontos brancos na garganta (pus);
- Perda de apetite;
- Dor de cabeça;
- Inchaço das amígdalas.
É importante ressaltar que em caso de sentir esses sintomas, é preciso buscar por um pronto atendimento, ou até mesmo um dentista urgente.
Com isso, os profissionais podem avaliar o caso e diagnosticar a infecção para começar o tratamento, e assim, após alguns dias, a inflamação será curada e os sintomas desaparecerão.
Quais as formas de tratamentos para amigdalite bacteriana?
Assim como já mencionado anteriormente, o primeiro passo consiste em buscar por um especialista. Depois de diagnosticada, essa infecção pode ser tratada através de medicações.
Além disso, em casos mais crônicos, quando a amigdalite bacteriana persiste por mais de três meses ou é recorrente, pode ser indicada a remoção das amígdalas, que funciona mais ou menos como a cirurgia de extração de siso incluso.
Isso porque, o corpo pode viver bem sem as amígdalas e sua retirada não oferece nenhum risco.
Qual a importância do dentista na prevenção e tratamentos da doença?
As visitas regulares ao dentista são extremamente importantes para aqueles que desejam evitar doenças bucais e assim, manter a saúde da boca e um sorriso estético.
Dessa forma, as visitas para avaliações de rotina também acabam sendo importantes para que o profissional possa ter um controle sobre as bactérias presentes na boca.
Em suma, isso significa que em casos onde o paciente apresenta problemas bucais que são identificados de forma precoce.
Então, é possível iniciar o tratamento para que aquela doença não aumente e acabe gerando consequências, como a amigdalite ou até mesmo outros problemas bucais.
Vale lembrar que além de evitar a doença em si, também é possível evitar maiores sintomas que podem ser mais severos e fazer com que o paciente precise buscar por um dentista emergência 24 horas, por exemplo.
Portanto, o ideal é voltar ao especialista dentista a cada 6 meses para avaliações, porém, além delas, também é possível realizar alguns procedimentos, como a limpeza e clareamento para valorizar a estética do sorriso.
Dessa maneira, é possível garantir dentes fortes e bonitos por toda a vida, além de uma garganta mais saudável.
Gostou? Então acompanhe nosso blog e fique sempre por dentro de todas as noticias!