A persuasão é um método que exige que o usuário leia artigos de blog, e-books criado pela marca ou uma carta de vendas, entre outras coisas que tem o objetivo de vender para aqueles que estão no momento certo para comprar algo.
A qualidade é fundamental, mas outro fator impede que o lead fuja do texto: fazê-lo concordar com o que está sendo dito.
Se um partido político escreve um discurso e solicita que um apoiador de seu oponente o leia, sem dúvida receberá muitas críticas. Os mais radicais nem leiam todo o material, provavelmente questionam as próprias ideias.
Isso é comum, porque as pessoas fazem com base em suas experiências, crenças e valores, porém, existe uma prática que cativa qualquer um.
É uma ação que faz com que o leitor consuma todo o artigo sobre braço robótico industrial ou até atualizações de um setor de negócio e esteja totalmente de acordo com seus conceitos, isso se chama escrita persuasiva.
Não é manipulador; em vez disso, combina técnicas que inspiram empatia pelo assunto e incentivam a leitura.
No entanto, ter este poder requer entender o conceito de escrita persuasiva, aprender a escrever artigos que convencem e entender os métodos dessa prática.
Mas afinal, o que são os textos que vendem?
Os textos que geram receita têm maior ênfase na promoção de um produto como artigos de moda ou conceitos como regularização de construção junto a prefeitura, por exemplo.
Essencialmente, são textos que utilizam métodos de escrita específicos que buscam incutir no leitor o desejo de realizar determinadas ações, como adquirir um produto ou contratar um serviço, por exemplo.
Essa forma de escrita também é chamada de copywriting, que é o termo usado para descrever a escrita persuasiva em publicidade e marketing.
Com uma estratégia que emprega truques mentais e ferramentas associadas ao setor de vendas, esses materiais são capazes de convencer alguém a adquirir o produto ou serviço, contudo, essa técnica inspira o leitor a realizar uma ação, utilizando técnicas de persuasão.
Esse tipo de estratégia foi promulgada pela primeira vez por Noah Webster em 1828, e seu conceito evoluiu ao longo do tempo.
No entanto, o objetivo principal sempre foi criar conteúdo original, replicado na escrita e na impressão para atingir emocionalmente uma gama maior de pessoas que pudessem adquirir um produto ou serviço.
Pois ao escrever sobre manutenção de motor de portão, por exemplo, o redator deve convencer o leitor de seu valor e utilidade sem assumir nenhum tipo de imparcialidade ou neutralidade.
Na realidade, ele deve empregar palavras estratégicas e intencionais. O copywriting demonstra aos potenciais clientes de uma marca que a marca tem uma perspectiva para compartilhar.
O conteúdo não é criado sem propósito; ao contrário, acrescenta algo. A motivação para esse estilo de escrita é emocional e moral.
Eles são emocionais porque a maioria das pessoas escolhe o que quer fazer com base em seus sentimentos. Nesse sentido, é crucial criar conteúdo que se conecte com os leitores em um nível fundamental.
As razões morais se baseiam no desejo do consumidor atual de comprar em empresas similares. Esse tipo de abordagem aumenta a importância da venda e os clientes se sentem bem em comprar a marca.
Como produzir textos que vendem?
Para produzir textos de sucesso, uma empresa especializada em terminais elétricos deve escolher uma palavra-chave de foco principal.
Este é o conceito principal discutido no artigo e seu objetivo é aumentar a classificação dos resultados da pesquisa e definir a ideia principal do conteúdo.
Antes de criar um conteúdo, é fundamental investigar as palavras que serão utilizadas. Isso dará uma ideia do que será escrito. A palavra-chave pode ser identificada usando recursos gratuitos, por exemplo, o Keyword Planner.
O autor deve reconhecer que algumas pessoas começam o texto a partir da primeira frase, enquanto continuam a desenvolver o material à medida que avançam. Muitos profissionais têm dificuldades durante esse processo de escrita, mas isso é esperado.
O que toda empresa deve considerar é que todo texto deve começar com uma introdução, progredir até uma conclusão, e a escrita persuasiva não é diferente, então o título deve ser criado primeiro.
Ao descobrir qual será o assunto do conteúdo, fica mais fácil entender sua composição. Uma empresa que trabalha com conserto de pc e notebook também tem autoridade para decidir quais tags usar, a quantidade de texto e outras características.
Curiosamente, muitos autores questionam a quantidade de palavras necessárias para um texto, mas essa definição é baseada na abrangência do tema e no material existente na internet sobre o assunto.
Supondo que o texto seja composto por 1.000 palavras e sua estrutura seja derivada da introdução, três subtítulos e uma conclusão, o ideal é que cada seção tenha 200 palavras.
Dividir o conteúdo em partes menores facilita a redação, pois o editor produz textos menores que, combinados, formam o conteúdo maior.
Após a ordem cronológica de produção ser seguida, parece estranho colocar a introdução como a seção final do texto a ser escrito. No entanto, é crucial porque é o componente que vai cativar o leitor inicialmente.
Se não houver capacidade, o redator não conseguirá persuadir a pessoa a ler o material até o fim. A introdução deve explicar o assunto, por exemplo, como montar um closet planejado com penteadeira, e discutir o valor do material se for consumido até o fim.
Dicas para desenvolver bons textos
Além disso, o escritor deve seguir o modelo de escrita demonstrado na seção anterior, deve também empregar técnicas para incutir confiança no leitor. São eles:
- Ter um objetivo;
- Planejar bem a estratégia;
- Desenvolver uma persona;
- Trabalhar a jornada de compra;
- Usar bons gatilhos de vendas;
- Levar as pessoas até o texto.
Como resultado, será crucial explicar cada um desses métodos detalhadamente, caso contrário, haverá confusão.
Ter um objetivo
Para começar a produzir textos que as pessoas queiram, um pré-requisito para entender aonde a empresa deseja chegar é entender onde ela está. É preciso definir o objetivo final, seja ele aumentar as vendas ou encantar clientes.
Todas essas são respostas possíveis, mas é crucial que o responsável pelo negócio entenda exatamente qual delas é apropriada para a empresa e objetivos. Considerando uma meta realista, atingível e com prazo.
Outra consideração é como os textos facilitarão a jornada. Depois disso, é possível começar a próxima fase de desenvolvimento.
Planejar bem a estratégia
Com um objetivo em mente, o redator pode desenvolver um plano. Basta considerar o que deve ser feito para atingir o objetivo com a escrita e estabelecer o próximo passo. Ao compreender o que precisa ser realizado, ele pode determinar quando e como fazer.
Para isso, o escritor de uma empresa de malha de distribuição, por exemplo, pode criar metas semanais que possam ser alcançadas e, se possível, também metas diárias e de dedicação. Esse planejamento facilitará a progressão e produção de um bom texto.
Desenvolver uma persona
Nos planos de marketing de qualquer empresa ou profissional que atue com publicidade, uma tarefa crítica é criar uma persona para o cliente. Este é um personagem fictício derivado dos principais componentes do cliente ideal para o negócio.
O conceito da construção da persona é que seja possível ter uma noção de quem é o cliente ideal, do que ele gosta e como ele se parece.
Quanto mais respostas específicas for possível fornecer, melhor será o direcionamento ao escrever textos sobre perfil de alumínio para janelas ou qualquer outro assunto que tenham um propósito de vendas e que visam aumentar a receita de um negócio.
Trabalhar a jornada de compra
A jornada do comprador é fundamental para a criação de textos que vendem. É por ela que será possível determinar como os textos devem ser estruturados, as regras que eles seguem e a abordagem que cada um deve seguir.
Para cada etapa, é necessário um tipo específico de redação que leve em consideração as questões que o cliente está vivenciando no momento e de forma sutil, deve tentar direcioná-lo para a próxima etapa.
Usar bons gatilhos de vendas
Um componente que deve estar presente em qualquer texto persuasivo é um incentivo de compra. Com isso, entende-se que são palavras ou frases específicas que podem despertar emoção em cada indivíduo.
No setor comercial, são empregados para direcionar a atenção dos clientes para as compras. Por exemplo, um texto conter “Restam poucas unidades” é um método simples de ativar o gatilho da escassez.
O indivíduo tem medo de ficar sem o produto, o que o levará a se apressar para comprar algo que talvez não tenha a intenção de comprar.
Levar as pessoas até o texto
Para que uma redação tenha sucesso, é fundamental focar no conteúdo e incluir os elementos necessários para convencer o consumidor. No entanto, isso só é possível se as pessoas tiverem a oportunidade de acessá-lo.
Um método de fazer isso é compartilhar o material nas redes sociais. Outra abordagem para aumentar o número de pessoas para mensagem é a publicidade por e-mail.
Além disso, também existem estratégias de SEO que facilitam a busca do conteúdo por meio de mecanismos de busca como o Google.
Considerações finais
Textos que vendem são indicados especificamente para esse fim, pois apresentam informações estruturadas com palavras e elementos capazes de convencer o leitor sobre o assunto em questão.
Diante de um público que valoriza um conteúdo de qualidade, investir na redação é essencial para o sucesso nas vendas, essa estratégia deve fazer parte da estratégia de marketing e dos investimentos da empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.