escova de dente

As diferenças entre escova de dente elétrica e manual

Algumas pessoas pensam que as escova de dentes elétricas são uma verdadeira bobagem e há quem diga que essas são escovas de preguiçoso.

Entretanto, quem diz isso, na verdade, ainda não entendeu qual a diferença entre esse tipo de escova e as escovas consideradas ‘normais’. Isso porque as escovas elétricas contam com benefícios para a saúde bucal. 

Outra questão importante é justamente procurar entender quais as escovas mais adequadas, já que elas são ferramentas essenciais na higienização bucal e, portanto, protagonistas quando o assunto é saúde da boca e combate aos microrganismos e bactérias causadoras de doenças bucais. 

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito das diferenças entre a escova de dentes elétricas e as escovas comuns do mercado, bem como entenda as características e benefícios de cada uma delas, para que entenda como manter a saúde bucal e não precisar se preocupar com tratamentos como o implante dentário.

Quais as vantagens e desvantagens da escova elétrica?

Como todo produto, as escovas elétricas contam com uma série de vantagens e desvantagens que valem a pena serem conferidas, facilitando o processo para selecionar o modelo que mais agrade.

Leia adiante algumas das principais vantagens importantes, principalmente para pessoas que fazem uso de lente de contato dental de resina, por exemplo. 

  1. Mais eficiente na remoção da placa

As escovas elétricas são capazes de diminuir as placas e gengivites de forma muito maior do que escovas manuais.

Estudos e testes comprovam que enquanto as escovas elétricas diminuem em 21% as bactérias da boca, escovas manuais reduzem em 11% os microrganismos bucais. 

  1. Facilitam o trabalho para pessoas com problemas de mobilidade

As escovas elétricas acabam fazendo a maior parte do trabalho na escovação e por isso elas são melhores para pessoas com mobilidade limitada.

  1. Cronometram o tempo de escovação

Algumas escovas elétricas contam com um cronômetro para que o paciente possa controlar melhor seu tempo de escovação, para evitar de maneira mais efetiva as doenças bucais, principalmente se você quer evitar a necessidade de ter que colocar um implantar dente no futuro. 

  1. Menos desperdício

Na hora de trocar a escova elétrica, basta realizar a substituição da cabeça da escova de dentes, evitando assim que seja necessário comprar uma totalmente nova.

Quais as vantagens e desvantagens da escova manual?

Mesmo com as inúmeras vantagens, apresentadas acima, das escovas elétricas, sua principal desvantagem é seu valor mais elevado que as torna menos acessíveis.

Sendo assim, há no mercado as escovas manuais que também apresentam lados positivos e eles são:

  1. Fácil de encontrar e acessível

É possível encontrar uma escova dental manual em mercados e farmácias de maneira fácil. Uma escova dental sem bateria, não depende da carga para funcionar. Podendo ser utilizada em qualquer lugar e a qualquer momento, assim como uma pesquisa sobre clareamento dental quanto custa.

  1. Baixo preço

De forma geral, as escovas de dentes manual são mais em conta, custando menos da metade do valor de uma escova elétrica. Esse preço também diminui, quando descobre-se que de três em três meses só é necessário trocar a cabeça da escova.

Para saber mais, basta pesquisar o preço em qualquer navegador digital, assim como pesquisar por quanto custa um implante dentário.

Quais os tipos de escovas elétricas?

Para a surpresa de muitas pessoas, não existe apenas um tipo de escova. Confira os principais tipos  de escovas de dente:

  • Escova manual;
  • Escova de dentes elétrica recarregável;
  • Escova de dentes manual normal;
  • Escova de dentes elétrica a pilhas.

Entenda as principais características dessas escovas.

  1. Escova de dentes elétrica recarregável

A escova recarregável pode ser ligada na tomada para recarregar, mantendo o cabo e substituindo a cabeça a cada três meses.

As escovas de dentes eléctricas recarregáveis diferem entre o tipo de tecnologia de limpeza que usam, tal como, oscilação-rotação (ação de limpeza 3D) ou tecnologia sónica.

  1. Escova de dentes manual normal

As escovas de dentes manuais são básicas com um cabo de plástico e várias cerdas de nylon no cabeçalho. Este é o tipo de escova de dentes mais comum e não requer uma fonte de alimentação.

  1. Escova de dentes elétrica a pilhas

As escovas de dentes a pilhas são simplesmente chamadas de “escovas de dentes elétricas”, mas a forma de carregamento é o uso de pilhas AA.

Dessa forma, as escovas de dentes elétricas a pilhas proporcionam uma vibração suficiente para uma ação de limpeza extra, com o objetivo de conquistar melhores resultados. 
Para mais conteúdos relacionados à Educação, Saúde e Tecnologia, acesse nosso portal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *