Autoridade digital é algo muito importante nos dias de hoje e se transformou em um grande diferencial para os negócios na internet. Quando uma marca Conquista autoridade digital, se torna referência em seu segmento.
Os profissionais de marketing digital sabem muito bem que as organizações estão tentando se destacar em seu nicho, usando para isso os canais digitais. O principal propósito é a autoridade online, mas nem todo mundo conhece esse conceito.
É necessário compreendê-lo porque a humanidade vivencia uma época em que todos estão conectados e a tendência é que isso aumente cada vez mais. Se a marca tem uma posição de referência sólida, constrói seu diferencial na internet.
Fazer isso é parte de um conjunto de esforços que precisam ser aplicados de maneira contínua, algo que só pode ser construído por um produtor de conteúdo, capaz de produzir materiais que conquistem a confiança do público.
Ao longo do tempo, esses materiais vão transformar a empresa em referência no segmento em que atua, além de aumentar o número de acessos nas plataformas digitais.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai mostrar o que é autoridade digital, para que ela serve e como construí-la.
O que é autoridade digital?
Autoridade é uma palavra que significa capacidade de mandar ou se fazer obedecer. São características que estão relacionadas a questões hierárquicas, como as encontradas dentro das empresas, mas não significa ser autoritário.
Na verdade, é algo que mostra o nível de influência de uma pessoa ou empresa sobre os demais. A autoridade é resultado do respeito, credibilidade e poder de persuasão que um elemento tem sobre determinado assunto.
Uma empresa de serviço de vigia noturno precisa construir sua autoridade porque 3 a cada 4 brasileiros acessam a internet todos os dias, além disso, 90% dos usuários navegam pelas redes sociais, sites e outros conteúdos digitais.
Essas informações mostram claramente a importância de construir autoridade online, pois assim a marca será reconhecida como uma voz ativa no mercado em que atua, passando a ser respeitada e influente.
A autoridade digital ajuda a companhia a conquistar uma posição sólida e se tornar referência nos canais digitais. Trata-se de uma posição constantemente estudada e aplicada pelos profissionais de marketing, principalmente nas estratégias orgânicas.
O Inbound Marketing, por exemplo, tem como objetivo atrair e converter clientes, usando para isso conteúdos relevantes.
Para que serve a autoridade digital?
Autoridade digital é uma maneira de mostrar para o público qual é a importância que a marca possui e de que maneira seus produtos e serviços podem solucionar os problemas e dores das pessoas.
A partir do momento em que uma empresa de reparo filtro de piscina oferece explicações, conselhos e outros tipos de informações de maneira gratuita para a audiência, mostra que entende sobre determinado tema.
Ao longo do tempo, isso gera engajamento para evoluir os potenciais clientes dentro do funil de vendas. A autoridade possui respaldo em determinado assunto e isso faz com que se torne referência para o público, podendo apontar produtos e serviços.
A produção de conteúdo também pode ser conhecida como marketing de atração (inbound marketing) e quando trabalhada do jeito certo, vai além da qualificação de leads, conseguindo converter vendas.
É muito importante investir em materiais que auxiliam o público e esclarecem dúvidas, pois isso ajuda a solidificar a autoridade. Quando alguém produz conteúdos, oferece seu conhecimento, compartilha experiência e se torna referência.
Quanto mais pessoas conhecem a empresa, mais autoridade ela conquista em sua área de atuação e os consumidores ficam mais propensos a confiar nas soluções oferecidas por ela.
Como construir a autoridade digital da marca?
Depois de entender o conceito e a função da autoridade de marca, não é difícil imaginar por que ele é tão importante. Quando uma empresa se torna referência naquilo que faz, gera mais conversões e aumenta o engajamento do público.
É o caso, por exemplo, de uma empresa especializada em reforço estrutural em pilares, que por conta de sua autoridade online conseguiu aumentar as visitas no site e consequentemente as vendas.
Trata-se de um status que todo negócio gostaria de alcançar, mas para isso existe um longo caminho que precisa ser trilhado.
Construir autoridade online depende de vários fatores que vão desde o relacionamento com o público até a adequação das plataformas para os algoritmos presentes nos buscadores. Além disso, é necessário investir nas seguintes práticas:
Manter o foco no público-alvo
Construir autoridade é algo que depende muito de segmentação e esse patamar só é alcançado se a empresa focar seu trabalho em um público específico.
Um exemplo disso é um restaurante de comida vegana que direcionar as suas ações somente para as pessoas que consomem esses produtos. Para isso, faz uma adaptação em sua linguagem e na maneira como aborda os assuntos.
Quando uma prestadora de serviço de suspensão automotiva for oferecer suas soluções, precisa se reforçar como especialista naquilo que faz. No caso do restaurante vegano, não faz sentido trabalhar com produtos animais.
Também é importante pensar que existem questões éticas e de estilo de vida envolvidas nessa construção, portanto, é fundamental projetar o impacto que ela terá e de que maneira as pessoas vão reagir.
Saber quais são as dores da persona
A persona é um personagem semi fictício que representa as características do cliente ideal da marca. Dentre essas características estão:
- Nome;
- Idade;
- Gênero;
- Profissão;
- Escolaridade;
- Estado civil;
- Problemas;
- Necessidades;
- Desafios.
A companhia também precisa saber o que é que a persona precisa, quais são suas motivações e os gatilhos de consumo que funcionam para essas pessoas.
Ao saber todas essas informações, uma empresa de sistema de câmeras de segurança residencial consegue trabalhar de maneira estratégica e focada nas dores.
Por meio de uma pesquisa prévia, fica muito mais fácil entender o que a persona espera da marca e dos sites que geram conteúdos na internet.
Se a organização tiver um blog, precisa trabalhar com temas específicos que relatam o que as pessoas gostariam de saber. São conteúdos capazes de abordá-las e a continuidade consegue transformar o site em referência no tema.
Usar diferentes redes sociais
A autoridade digital depende de uma presença ampla na internet e as redes sociais não podem faltar dentro desse planejamento.
É importante criar perfis em diferentes plataformas, desde que todos eles sejam devidamente alimentados. Isso é fundamental porque para construir autoridade e se tornar uma referência, a presença nas redes sociais precisa ser regular.
Para publicar conteúdos relevantes em seus perfis, uma empresa especializada em reforma fachada comercial deve fazer um planejamento prévio, usando para isso calendários editoriais, ações de marketing e pautas para publicações.
Lembrando que cada plataforma possui um tipo de conteúdo e linguagem e tudo isso precisa ser estudado. Quando todos esses pontos forem definidos, a presença na plataforma será muito mais importante.
Trabalhar com marketing de conteúdo
Praticamente todas as empresas investem em marketing de conteúdo e a plataforma usada para publicar os materiais é o blog.
As postagens precisam estar de acordo com as dúvidas do público para atrair as pessoas e aumentar o fluxo de acessos. É assim que a companhia vai conseguir educar sua audiência, envolvê-la com seus materiais e conseguir conversões.
É por meio do marketing de conteúdo que uma empresa de toldo para comércio de lona vai conseguir falar sobre temas relacionados ao seu mercado de atuação, sem fazer uma oferta direta para os usuários.
Trata-se de uma abordagem mais cuidadosa que consegue captar interessados, oferecer conteúdos realmente interessantes e só depois de amadurecer os consumidores é que se propõe a venda.
Se o blog tiver qualidade, consegue alcançar autoridade online, algo que gera muitos impactos positivos para a companhia.
Investir em SEO
SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, Um conjunto de ações que tem como propósito melhorar as páginas para que elas sejam facilmente encontradas nos mecanismos de pesquisa pelos usuários.
Mesmo que o site de uma empresa de envelopamento automotivo camuflado ofereça os melhores conteúdos sobre o assunto, ainda assim precisa investir em SEO para otimizar as páginas e oferecer uma boa experiência aos visitantes.
Isso é necessário porque o Google avalia diferentes aspectos que vão desde o design até o uso de termos recorrentes em pesquisas, que nada mais são do que palavras-chave.
Quanto mais essas palavras estiverem de acordo com as especificações do SEO, mais chances de serem bem ranqueadas nos resultados de pesquisa.
Essa prática está relacionada com a autoridade porque um site que se destaca, é aquele que está no topo dos resultados e isso mostra que a empresa é uma referência naquilo que faz.
Considerações finais
Ter autoridade digital é um assunto muito importante hoje em dia porque os consumidores procuram tudo o que precisam na internet.
Quando encontram uma empresa bem posicionada nos resultados de pesquisa, que oferece conteúdos de qualidade em seu blog, atualiza constantemente as redes sociais e presta um bom atendimento, passam a considerá-la uma autoridade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.