stories

Como aplicar a estratégia dos stories para a sua clinica

Os stories do Instagram já se mostram como uma excelente alternativa para chamar a atenção dos seguidores e promover o negócio. Essa publicação que dura apenas 24 horas instiga a curiosidade e a empresa consegue se aproximar do público.

De modo geral, as redes sociais fazem parte do dia a dia das pessoas no mundo todo, e no Brasil, os usuários passam cerca de nove horas por dia navegando na internet, e desse tempo total, três horas são dedicadas para as redes sociais.

O mundo está conectado 24 horas por dia e a internet é uma ampla fonte de produção e consumo de conteúdo. As redes sociais se tornaram canais indispensáveis para as companhias, inclusive para os profissionais da saúde.

Independentemente de qual seja o segmento de atuação, todos precisam estar nas redes sociais porque elas aproximam a empresa das pessoas, promovem interação facilitada e até mesmo melhorar o atendimento ao cliente.

O negócio não precisa estar em todas as redes sociais, mas preciso usar os canais certos para aproveitar todas as suas vantagens.

Tendo isso em vista, este artigo vai mostrar um pouco sobre a importância das redes sociais para as empresas, como anunciar nesses canais e como usar os stories do Instagram para anunciar a clínica.

Importância das redes sociais para as empresas

As redes sociais são fundamentais tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional porque elas mudaram radicalmente a maneira como a sociedade se comunica.

São canais que trouxeram mais agilidade, velocidade e que proporcionam uma comunicação horizontal direta entre empresas e consumidores.

Diante disso, todo tipo de negócio, como no caso de um centro cardiologista de cachorro, percebeu que precisa aprender a falar a linguagem do público e ser ágil o suficiente para responder às demandas dos clientes em potencial.

É por isso que plataformas como Facebook, WhatsApp e Instagram são fundamentais para as organizações que comercializam produtos e serviços na internet, ou seja, as plataformas e-commerce.

Não existe uma data específica em que as empresas perceberam as redes sociais como um excelente canal para aumentar as vendas, visto que se trata de uma verdade inquestionável no mercado atual.

Nos dias atuais, utilizar as redes sociais como parte do modelo de negócio não trata-se somente de uma ferramenta de comunicação, mas algo indispensável para o futuro dos negócios.

Como anunciar nas redes sociais?

Existem diferentes maneiras de anunciar nas redes sociais que a clínica pode utilizar, por isso, é necessário estar presente em todas as plataformas que fazem sentido para o negócio e onde seu público-alvo está presente.

Alguns empreendedores acreditam que precisam criar perfis em todas as plataformas, mas isso não é verdade, mesmo porque não basta apenas criar um perfil, é necessário manter esses canais atualizados.

Supondo que um fabricante de vacina para gato V5 tenha perfil no Facebook, Instagram e LinkedIn, precisa atualizar esses canais com conteúdos como:

  • Textos;
  • Imagens;
  • Vídeos;
  • Notícias.

Se não houver uma atualização, as estratégias nessas plataformas simplesmente perdem o sentido. Por exemplo, se a marca criou um canal no YouTube, terá mais facilidade para conquistar o público.

Isso acontece porque essa plataforma funciona como o segundo maior buscador do mundo e entrega materiais em vídeo, sendo este o formato preferido dos usuários.

Existem várias maneiras de anunciar uma clínica no YouTube, e uma delas é por meio de um anúncio In-stream, que é aquele que costuma aparecer antes do vídeo principal.

Também existe uma opção em que os vídeos são exibidos em buscas relacionadas ou então os banners que aparecem ao lado ou no anúncio em formato de retângulo.

Outra plataforma que vale muito a pena é o Twitter, visto que ele permite segmentar os anúncios para quem está assistindo TV, com isso, a marca consegue se inserir em todos os assuntos do momento.

Uma clínica veterinária mais próxima pode anunciar por meio de tweets patrocinados que é quando a marca entra no feed do usuário.

Outra opção são as contas promovidas que ampliam o reconhecimento da marca, assim como os assuntos promovidos que aparecem na lateral da página e são marcados.

O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo, mas exige um pouco mais de atenção na hora de produzir imagens, visto que é o tipo de conteúdo mais valorizado pelos usuários.

Além do mais, recomenda-se que os textos não ultrapassem 20% da área do anúncio, e uma das formas de anunciar é por meio dos stories, fotos, vídeos, Carrossel e coleção de produtos.

Anúncios mais chamativos e atraentes aumentam as chances e são mais eficazes nessa rede social. Entretanto, as empresas também precisam anunciar no Facebook, afinal, é a maior rede social do mundo.

Por meio dele, é possível encontrar todo tipo de consumidor, até pessoas interessadas em contratar enfermeira a domicilio.

O canal possui cerca de 1 bilhão e meio de usuários ativos no mundo todo e por isso reúne vários tipos de público-alvo.

Para anunciar no Facebook, a marca pode investir em anúncios em carrossel, apresentação multimídia, anúncios em formato de vídeo e experiência instantânea.

Por fim, a marca pode criar anúncios no LinkedIn, uma rede social totalmente voltada para com o universo organizacional, ideal para negócios B2B (Business To Business).

Entre as melhores opções de anúncios no LinkedIn está o sponsored content, text ads e sponsored InMail.

No entanto, independentemente da rede social com a qual a clínica deseja trabalhar, primeiro ela precisa definir os objetivos de sua campanha e logo em seguida definir o público que pretende impactar.

Outra coisa que um hospital de internação para cachorro precisa fazer é ter uma rede social principal, fazer um cronograma de postagens, conhecer os formatos de anúncios e redirecionar o público para outras páginas de produtos e landing page.

Como usar adequadamente os stories?

Para desenvolver uma boa estratégia nos stories do Instagram, primeiro a clínica precisa pensar quais são os seus objetivos com esse recurso.

Ela pode ampliar a base de pacientes, aumentar sua autoridade no segmento em que atua, construir um relacionamento mais próximo e informal com as pessoas, apresentar seu estabelecimento, além de compartilhar notícias e fatos sobre a especialidade.

Outra possibilidade é apresentar técnicas e tratamentos mais recentes na área, e após definir o objetivo que faça sentido para a estratégia, chegou o momento de planejar o conteúdo.

A marca precisa pensar naquilo que pode compartilhar com o público, e faz isso ao analisar as principais dúvidas dos pacientes e como elas podem ser esclarecidas nos stories.

No caso de um pronto socorro para cachorro, é interessante organizar as pautas que serão publicadas, planejar um calendário das publicações e ser estratégico e bem direcionado.

Outra maneira de iniciar uma estratégia é durante as interações com o público, sendo necessário ler as dúvidas sobre os seguidores e respondê-las sempre que possível.

A clínica deve apresentar um conteúdo claro e relevante porque assim consegue demonstrar autoridade e referência em sua área de atuação, algo que ajuda a trabalhar o branding médico.

No entanto, muitos gestores e empreendedores não sabem qual tipo de assunto abordar nos stories. Para trabalhar bem com as redes sociais, realmente existem algumas regras, embora exista espaço para informalidade se falar um pouco sobre o dia a dia.

Um pet shop perto costuma mostrar como o trabalho é realizado no estabelecimento em uma clínica pode mostrar um pouco sobre a agilidade em seu atendimento, apresentar a equipe médica, entre outras possibilidades.

O ideal é pensar no quanto a exposição pode impactar as relações e a posição do negócio como especialista naquilo que faz.

De qualquer forma, é uma chance única de dialogar com o público e dividir informações sobre a área de atuação com as pessoas, além da possibilidade de interagir com colegas de profissão.

Por se tratar de uma área médica, é interessante usar os stories para falar sobre dicas de saúde e bem-estar, passar informações sobre a clínica, contar fatos do dia a dia e fazer pesquisas que afetam a área.

Também pode ser vantajoso fazer publicações que demonstram o conhecimento sobre a especialidade, trabalhar com vídeos rápidos e educativos sobre a área, além do compartilhamento de notícias vindas de fontes confiáveis.

Considerações finais

As clínicas, como uma especializada em cirurgia ortopédica em cães, precisam usar as redes sociais para estabelecer um relacionamento próximo com seu público, e uma das melhores opções é o Instagram.

Entre as funcionalidades desta plataforma estão os stories e são muito úteis para compartilhar o dia a dia do estabelecimento e criar uma aproximação maior com os seguidores.

Basta seguir algumas dicas, como as que foram mostradas ao longo deste texto, para colher bons resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *