Quem possui o seu próprio negócio sabe bem que vender mais é essencial para o sucesso da marca, afinal de contas, mais vendas significa mais faturamento, tudo o que um empreendedor deseja, não é mesmo?
Pois bem, partindo desse pressuposto, é provável que muitos empreendedores busquem por maneiras inovadoras, modernas e diferentes de vender os seus produtos ou serviços, e foi com base nisso que surgiu o pitch de vendas.
O pitch de vendas nada mais é do que uma forma de se vender algo com base em um discurso rápido e objetivo. Dentro desse meio, muito se fala sobre o pitch de elevador, que traz a ideia da venda de algo para um potencial cliente durante os minutos em um elevador.
Ele se caracteriza justamente por isso e surpreende muitas pessoas, pois alguns acham impossível vender algo tão rápido para alguém. Acontece que o dono de uma marca de camera de segurança externa, por exemplo, conhece os pilares da jornada do cliente:
- Aprendizado e descoberta;
- Reconhecimento do problema;
- Consideração da solução;
- Decisão de compra.
Isso porque a jornada do cliente é essencial para qualquer nova estratégia que um empreendedor deseja traçar dentro do seu negócio, inclusive para o desenvolvimento de um pitch eficiente que faça você vender em minutos.
Um pitch pode parecer complicado para algumas pessoas, mas desenvolvê-lo é bem mais simples do que se imagina quando você entende tudo o que envolve essa importante ação.
Pensando nisso, hoje iremos dar algumas dicas para te ajudar a desenvolver um pitch de vendas eficiente para o seu negócio, seja ele uma marca de alarme residencial simples ou até mesmo uma empresa que presta serviços de limpeza residencial.
4 dicas para desenvolver um pitch de vendas
Desenvolver um pitch de vendas é um processo minucioso e cuidadoso, é preciso que você tenha alguns pontos definidos com antecedência para que saiba exatamente o que oferecer ao potencial cliente. Sendo assim, confira abaixo alguns deles:
- Crie uma conversa agradável
O primeiro passo e que dará sequência a todo um pitch produtivo para você é justamente a criação de uma conversa e de um ambiente saudável para que tanto você quanto o potencial cliente se sintam confortáveis para falar e ouvir.
Ao falar sobre uma consultoria de TI preço acessível que a sua empresa oferece, é muito mais difícil receber a recusa do potencial cliente quando este se encontra em uma conversa agradável e que foi construída com base na leveza para que ele tivesse liberdade.
- Conheça bem o seu lead e cenário
Outro ponto extremamente importante é conhecer bem o seu lead, ou seja, a figura do seu potencial cliente e também o cenário no qual você se encontra. E quando falamos de cenário, não nos referimos apenas a uma esfera física, mas também sentimental.
Talvez o seu lead esteja em um momento delicado da vida e não queira comprar nada no momento, é importante entender isso para que você não seja visto com maus olhos por ele. Ao unir o conhecimento do seu lead e o cenário ideal, você terá tudo para um pitch perfeito.
- Saiba qual é o seu diferencial
Toda empresa tem o seu diferencial, seja uma que produz projeto cftv ip ou até mesmo uma marca de roupas, mesmo contando com diversos concorrentes no mercado, sua marca possui algo só dela que precisa ser explorado e entendido.
Isso porque será justamente esse diferencial que você poderá usar em seu pitch a fim de atrair a atenção da pessoa e provar a ela que o seu negócio não é só mais um no mercado, mas que possui algo diferente que vale a pena conferir.
- Apresente uma solução, não um produto
E é claro que não poderíamos deixar de falar sobre a importância de apresentar o seu produto, não apenas como um simples produto ou serviço no mercado, mas como a solução dos problemas daquele potencial cliente e como algo que irá mudar sua vida.
Por exemplo, um rastreador em tempo real não é apenas um produto quando você o apresenta para o cliente dizendo que a partir daquilo você nunca mais terá medo de perder algo ou medo de pensar que alguém que você ama está em perigo.
Com isso você conseguirá desenvolver muito mais do que apenas um pitch de vendas eficiente, mas também humanizado, que entenda o seu público e que busque por formas inovadoras de vender.
Considerações finais
Dessa maneira você verá as suas vendas aumentarem cada vez mais ao usar um estilo de venda que já está fazendo o maior sucesso em todo o mundo e que te ajudará a entender como é possível vender em poucos minutos quando se sabe o que dizer.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.