como escrever um artigo

Como escrever um artigo

Como escrever um artigo? Escrever um artigo pode não ser tão difícil quanto muitas pessoas pensam. Conheça algumas estratégias para criação de conteúdo.

A primeira coisa a ser feita é escolher um nicho, um tema central para o seu blog.

Se o blog fala de diversos temas, ele tem menos chance de aparecer nos resultados de pesquisas do Google. E focando em um tema, tem como segmentar a audiência, tornando-se autoridade naquele nicho.

O principal objetivo de um artigo, é transmitir um argumento convincente para o seu leitor. No entanto, um artigo de qualidade tem mais de um propósito. Por exemplo, um artigo sobre os prós e contras de uma nova tecnologia também pode educar o leitor sobre a tecnologia. 

E para escrever um artigo de qualidade, você precisa usar fatos, dados que apoiem o seu argumento. Contudo, ainda assim pode ser divertido, porque além dos dados, tem também uma boa história.

O conteúdo precisa ser original para a otimização SEO. É que o Google penaliza quando é um conteúdo replicado, plagiado.

O leitor também quer ver um conteúdo relevante e original. Se ele não encontrar utilidade no texto, ele não permanecerá ali lendo o seu artigo. Como evitar o plágio? Atualmente tem como saber se um texto é plágio, há diversos softwares para isso. 

Continue lendo e você verá mais sobre como escrever um artigo para blog. Como planejar e fazer sua pesquisa para o texto e aprenderá a estruturar o seu conteúdo.

Como escrever um artigo com planejamento de pauta 

A primeira coisa a se fazer é um planejamento. É nele que você define o que será feito, anotando cada passo, cada etapa, veja.

  • Escolha um bom título

 Deve ter menos de 60 caracteres e incluir sua palavra-chave.

 Assim ele terá maior chance de aparecer na página de pesquisa.

  • Pense no objetivo 

Observe os assuntos que você costuma abordar em seu blog e então ficará fácil você definir o objetivo que você irá atingir com o seu texto.

  • Alinhe sua pauta com o seu público alvo (sua persona);
    Sua pauta precisa estar voltada para a sua audiência. Você escreverá para um público específico; O assunto é para ajudar a sua persona.
  • Coloque ali na pauta também a sua meta descrição.

Que é uma tag HTML usada para aparecer nos mecanismos de busca do Google. É aquela descrição que aparece logo abaixo do título na página de pesquisa.

  • Tenha referências

Coloque na pauta os links de referência dos sites que você utilizará para pesquisar o assunto que será escrito em seu texto.

Pesquisa

Pesquise em sites que sejam referência em seu nicho. Por exemplo, se está escrevendo sobre tecnologia, pesquise em um blog que fala sobre tecnologia.

  • Escolha até 5 sites confiáveis para você extrair informações que se complementam, assim você criará um texto mais completo.
  • Nunca copie o conteúdo de sua fonte, apenas extraia dali as informações relevantes para a sua persona. E crie o seu conteúdo com os dados obtidos.
  • Anote as informações que serão utilizadas por você. Mas não esqueça de que precisa ler o conteúdo de referência para que você entenda o assunto.

Estrutura

O texto tem uma divisão, onde o assunto é abordado de forma estruturada. Ele tem a introdução, o desenvolvimento do assunto abordado e por fim, a conclusão. Veja:

  • Introdução 

Aqui você começa contextualizando o assunto que será abordado e deixando claro para o leitor o que ele pode encontrar em seu texto. 

  • Desenvolvimento (corpo do texto)

É onde aborda o assunto objetivamente e com um conteúdo útil para o leitor. Deve ter uma boa argumentação, trazendo fatos que convençam a persona. 

  • Conclusão

Nessa parte você retoma um pouco do que foi dito inicialmente (pelo menos a ideia que o texto quis passar) e conclui com uma solução para o caso apresentado.

Use programa de parafrasear texto

Um programa de paráfrase de texto é um software que pode parafrasear texto com a ajuda de inteligência artificial. Ele é projetado para ajudar as pessoas que desejam reescrever um pedaço de texto sem alterar o significado.

O programa pode ser usado para diferentes propósitos, como redação acadêmica, redação comercial e redação de SEO.

Agora que você leu até aqui, você aprendeu como escrever um artigo bom, e também viu que não é tão difícil. Planeje, pesquise, entregue conteúdo relevante que agrade o seu leitor, assim conquistará autoridade e relevância no nicho. Então, coragem! Crie seu artigo agora mesmo!

Acompanhe também nosso blog, e fique sempre por dentro de todas as dicas e informações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *