O mercado está em constante transformação, e todos os dias novos hábitos surgem, tendências são lançadas e comportamentos precisam ser moldados para que as empresas consigam acompanhá-lo sem perder nenhum dos seus benefícios.
Para que isso ocorra, é necessário sempre estar a procura dessas mudanças e também se manter informado, de forma que as exigências que o mercado pede sejam atendidas rapidamente, não abrindo espaço para a concorrência, que é sempre muito alta.
Não importa se o profissional tem uma empresa de piso vinílico autocolante régua ou trabalha como vendedor em uma loja, é essencial que ele saiba sobre as atualizações que estão ocorrendo e busque implementá-las seja na sua carreira ou na sua empresa.
Por que se manter atualizado sobre o mercado
Tudo gira em torno do mercado. As necessidades humanas, como a compra de comida, as relações entre as pessoas, o trabalho, as vestimentas, todos os elementos que compõem a vida humana estão intrinsecamente ligados com esse grande campo de interesses.
Definido como um processo de interação entre os seres humanos, o mercado é voltado para a troca de produtos e serviços, e não apenas movimenta como também é responsável pela existência da economia, gerando, consequentemente, empregos e investimentos.
E por ter essa grande importância é essencial que ele faça parte da lista de prioridades das pessoas, principalmente aquelas que desejam crescer profissionalmente. Afinal, conhecer o ambiente em que está inserido é primordial para que o potencial seja desenvolvido.
Além disso, se manter por dentro do que está acontecendo dentro do mercado é fundamental para conhecer melhor a concorrência, implementar inovações, desenvolver ideias criativas e produzir soluções que sejam atrativas.
Por exemplo, um despachante CNH cassada precisa se manter atento todo o tempo sobre as mudanças nas leis, sistemas que surgem para facilitar o processo de retirada da carteira de habilitação, o que os consumidores estão procurando de diferente e outras novidades.
Essa imersão nas necessidades do mercado e na forma que ele atua é um meio que está sempre oferecendo o que os consumidores desejam, no caso dos empreendimentos e o que as empresas precisam para crescer, e no caso dos profissionais focados na carreira.
Ou seja, não importa qual é o segmento, seja ele venda de baterias de moto baratas, ou não, é crucial que as informações diárias sobre o mercado sejam consumidas, analisadas e até mesmo repassadas para os parceiros que estão juntos nos mesmos projetos.
Colher esses dados e realizar estudos sobre o mercado é como regar uma planta que está crescendo constantemente, dando bons frutos, como uma carreira de destaque ou uma empresa de autoridade que gera maior faturamento e ajuda na realização de metas.
Tudo isso ocorre quando se tem interesse sobre o mercado e sobre as tendências que surgem diariamente dentro dele, mudando comportamentos e criando novas formas de troca de produtos e serviços.
Como se manter atualizado sobre o mercado
Ficar por dentro de tudo que acontece no mercado não é uma tarefa fácil, ainda mais quando é preciso conciliar esse estudo com as demandas do dia a dia, afinal, é um processo que exige tempo, dedicação e motivação para que dê resultado.
Porém, apesar de ser difícil, não quer dizer que é impossível. Há diversos meios que ajudam as pessoas a entenderem sobre as tendências e até mesmo se especializar nas que mais conversam com os seus objetivos, pois também não é preciso virar um expert.
Essas ferramentas que auxiliam das mais diversas formas e com os mais diversos métodos podem ser conciliadas com a rotina de trabalho e deveres de casa, principalmente quando há um tempo reservado para elas serem executadas diariamente. São elas:
- Estudo da concorrência;
- Estudo do hábito dos consumidores;
- Sites específicos;
- Redes sociais;
- Conteúdos;
- Feiras e eventos.
As seis ferramentas citadas acima são essenciais para que o profissional e empreendedor acompanhe o que está ocorrendo no mercado, podendo ser colocadas em prática em qualquer nicho, como aquele voltado para a habilitação especial para moto, por exemplo.
- Estudo da concorrência
Há muito o que se aprender com a concorrência, especialmente quando ela é destaque no segmento em que atua. Com bons profissionais e estratégias, essas outras empresas buscam por inovação e aplicam em seus os negócios, expondo para o mercado.
A concorrência também é interessante porque muitas vezes eles se atentaram a elementos que a empresa ou o profissional acabou deixando de lado, ou às vezes eles pegam o que é senso comum e transformam em um produto inovador pois utiliza a partir de outro ângulo.
Por exemplo, uma loja de embalagens pode oferecer aos seus clientes um produto que tem um apelo ambiental, como é o caso da fita pet reciclada, por exemplo, lançando uma tendência no mercado de um produto já conhecido.
- Estudo do hábito dos consumidores
Assim como os concorrentes, os consumidores também precisam ser observados atentamente, pois são praticamente eles que ditam as regras do mercado. As suas necessidades e desejos ajudam a desenvolver produtos e serviços inovadores.
Por meio da análise do comportamento do público-alvo é possível ter um direcionamento para o que precisa ser criado, melhorado ou até mesmo o que precisa ser retirado de circulação.
Além disso, é uma forma de atingir com mais sucesso os clientes alvos, facilitando o processo de vendas e, posteriormente, de fidelização.
Por exemplo, se um empreendimento voltado para a área elétrica identifica que os consumidores estão à procura de mais segurança, eles podem começar a investir no projeto de SPDA predial, produto que casa com as dores dos clientes.
- Sites específicos
Navegar por sites que são do nicho de atuação é uma ótima forma de se manter atualizado das novidades. Isso porque é uma ferramenta de fácil acesso, que tem conteúdo de qualidade, quando é um site de renome, e porque possuem atualizações diárias.
Esses sites também possuem informações que nem sempre são fáceis de serem encontradas, como dados de um concorrente e uma visão de outro ângulo de um especialista no assunto.
Assim, eles podem ser acessados rapidamente, entre uma atividade e outra, mantendo o visitante informado sobre os temas necessários.
- Redes sociais
As redes sociais também são um canal de fácil acesso que tem muita informação sobre o mercado, principalmente quando o usuário segue profissionais da área que são produtores de conteúdo e, com isso, estão sempre divulgando as novidades.
Outro ponto positivo também das redes sociais é que elas geram networking, conectam empresas com outros empreendimentos e profissionais com outras pessoas qualificadas que podem abrir as portas para o uso de outras ferramentas e metodologias.
Por exemplo, uma empresa está montando as suas campanhas anuais de segurança do trabalho e vê em uma rede social uma live sobre como essa campanha pode atingir melhor os colaboradores, transformando o momento maçante em um momento prazeroso.
- Conteúdos
Os conteúdos são tudo aquilo que estão presentes na internet, como é o caso dos podcasts e vídeos no Youtube. Sobre os programas de áudio, eles são muito ricos em informações, principalmente quando trazem um convidado para destrinchar um assunto.
Esses bate-papos detectam inovações, falam sobre elas e até mesmo dão exemplos de como elas podem ser aplicadas, abrindo o caminho para que o profissional que está escutando saiba como utilizar aquela tendência ao seu favor.
- Feiras e eventos
Por fim, uma forma presencial de ter contato com esse mundo de informações são as feiras e eventos promovidos por órgãos do próprio nicho, que realizam pesquisas e trazem para os convidados profissionais para falar sobre, projetos, produtos e novidades do mercado.
Também nesse momento é possível realizar o networking que é fundamental para que o profissional e empresa continuem sendo vistos no mercado em que atuam.
Vantagens de se manter atualizado
Ficar por dentro das tendências de mercado promove várias vantagens para o profissional e para o empreendimento.
Primeiro, ambos conseguem acompanhar o que está acontecendo no seu nicho, podendo se moldar com mais facilidade e rapidez.
Segundo, conseguem melhorar o posicionamento dentro do próprio mercado, tornando-se uma marca atrativa e um profissional desejado pelas empresas.
Terceiro, estão mais aptos a produzirem tendências, saindo da posição de apenas consumidores passivos, sendo também agentes transformadores.
Considerações finais
O mercado é um meio muito importante que molda o percurso de diversos profissionais e empresas, por isso é importante saber o que está acontecendo dentro dele, de forma que essa mudanças sejam aplicadas nas tarefas do dia a dia, gerando inúmeros benefícios.
Responsável por movimentar a economia, esse grande campo que é formado pelos mais diversos segmentos, como aqueles que vendem motosserra stihl ms 661, por exemplo, é extremamente competitivo e exige bastante dedicação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.