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Como estar atento às atualizações de mercado?

O mercado está em constante transformação, e todos os dias novos hábitos surgem, tendências são lançadas e comportamentos precisam ser moldados para que as empresas consigam acompanhá-lo sem perder nenhum dos seus benefícios. 

Para que isso ocorra, é necessário sempre estar a procura dessas mudanças e também se manter informado, de forma que as exigências que o mercado pede sejam atendidas rapidamente, não abrindo espaço para a concorrência, que é sempre muito alta. 

Não importa se o profissional tem uma empresa de piso vinílico autocolante régua ou trabalha como vendedor em uma loja, é essencial que ele saiba sobre as atualizações que estão ocorrendo e busque implementá-las seja na sua carreira ou na sua empresa. 

Por que se manter atualizado sobre o mercado

Tudo gira em torno do mercado. As necessidades humanas, como a compra de comida, as relações entre as pessoas, o trabalho, as vestimentas, todos os elementos que compõem a vida humana estão intrinsecamente ligados com esse grande campo de interesses. 

Definido como um processo de interação entre os seres humanos, o mercado é voltado para a troca de produtos e serviços, e não apenas movimenta como também é responsável pela existência da economia, gerando, consequentemente, empregos e investimentos. 

E por ter essa grande importância é essencial que ele faça parte da lista de prioridades das pessoas, principalmente aquelas que desejam crescer profissionalmente. Afinal, conhecer o ambiente em que está inserido é primordial para que o potencial seja desenvolvido. 

Além disso, se manter por dentro do que está acontecendo dentro do mercado é fundamental para conhecer melhor a concorrência, implementar inovações, desenvolver ideias criativas e produzir soluções que sejam atrativas.

Por exemplo, um despachante CNH cassada precisa se manter atento todo o tempo sobre as mudanças nas leis, sistemas que surgem para facilitar o processo de retirada da carteira de habilitação, o que os consumidores estão procurando de diferente e outras novidades. 

Essa imersão nas necessidades do mercado e na forma que ele atua é um meio que está sempre oferecendo o que os consumidores desejam, no caso dos empreendimentos e o que as empresas precisam para crescer, e no caso dos profissionais focados na carreira. 

Ou seja, não importa qual é o segmento, seja ele venda de baterias de moto baratas, ou não, é crucial que as informações diárias sobre o mercado sejam consumidas, analisadas e até mesmo repassadas para os parceiros que estão juntos nos mesmos projetos. 

Colher esses dados e realizar estudos sobre o mercado é como regar uma planta que está crescendo constantemente, dando bons frutos, como uma carreira de destaque ou uma empresa de autoridade que gera maior faturamento e ajuda na realização de metas. 

Tudo isso ocorre quando se tem interesse sobre o mercado e sobre as tendências que surgem diariamente dentro dele, mudando comportamentos e criando novas formas de troca de produtos e serviços. 

Como se manter atualizado sobre o mercado 

Ficar por dentro de tudo que acontece no mercado não é uma tarefa fácil, ainda mais quando é preciso conciliar esse estudo com as demandas do dia a dia, afinal, é um processo que exige tempo, dedicação e motivação para que dê resultado. 

Porém, apesar de ser difícil, não quer dizer que é impossível. Há diversos meios que ajudam as pessoas a entenderem sobre as tendências e até mesmo se especializar nas que mais conversam com os seus objetivos, pois também não é preciso virar um expert.

Essas ferramentas que auxiliam das mais diversas formas e com os mais diversos métodos podem ser conciliadas com a rotina de trabalho e deveres de casa, principalmente quando há um tempo reservado para elas serem executadas diariamente. São elas:

  • Estudo da concorrência;
  • Estudo do hábito dos consumidores;
  • Sites específicos;
  • Redes sociais;
  • Conteúdos;
  • Feiras e eventos. 

As seis ferramentas citadas acima são essenciais para que o profissional e empreendedor acompanhe o que está ocorrendo no mercado, podendo ser colocadas em prática em qualquer nicho, como aquele voltado para a habilitação especial para moto, por exemplo. 

  1. Estudo da concorrência 

Há muito o que se aprender com a concorrência, especialmente quando ela é destaque no segmento em que atua. Com bons profissionais e estratégias, essas outras empresas buscam por inovação e aplicam em seus os negócios, expondo para o mercado. 

A concorrência também é interessante porque muitas vezes eles se atentaram a elementos que a empresa ou o profissional acabou deixando de lado, ou às vezes eles pegam o que é senso comum e transformam em um produto inovador pois utiliza a partir de outro ângulo. 

Por exemplo, uma loja de embalagens pode oferecer aos seus clientes um produto que tem um apelo ambiental, como é o caso da fita pet reciclada, por exemplo, lançando uma tendência no mercado de um produto já conhecido. 

  1. Estudo do hábito dos consumidores 

Assim como os concorrentes, os consumidores também precisam ser observados atentamente, pois são praticamente eles que ditam as regras do mercado. As suas necessidades e desejos ajudam a desenvolver produtos e serviços inovadores. 

Por meio da análise do comportamento do público-alvo é possível ter um direcionamento para o que precisa ser criado, melhorado ou até mesmo o que precisa ser retirado de circulação. 

Além disso, é uma forma de atingir com mais sucesso os clientes alvos, facilitando o processo de vendas e, posteriormente, de fidelização. 

Por exemplo, se um empreendimento voltado para a área elétrica identifica que os consumidores estão à procura de mais segurança, eles podem começar a investir no projeto de SPDA predial, produto que casa com as dores dos clientes. 

  1. Sites específicos 

Navegar por sites que são do nicho de atuação é uma ótima forma de se manter atualizado das novidades. Isso porque é uma ferramenta de fácil acesso, que tem conteúdo de qualidade, quando é um site de renome, e porque possuem atualizações diárias. 

Esses sites também possuem informações que nem sempre são fáceis de serem encontradas, como dados de um concorrente e uma visão de outro ângulo de um especialista no assunto. 

Assim, eles podem ser acessados rapidamente, entre uma atividade e outra, mantendo o visitante informado sobre os temas necessários. 

  1. Redes sociais 

As redes sociais também são um canal de fácil acesso que tem muita informação sobre o mercado, principalmente quando o usuário segue profissionais da área que são produtores de conteúdo e, com isso, estão sempre divulgando as novidades. 

Outro ponto positivo também das redes sociais é que elas geram networking, conectam empresas com outros empreendimentos e profissionais com outras pessoas qualificadas que podem abrir as portas para o uso de outras ferramentas e metodologias. 

Por exemplo, uma empresa está montando as suas campanhas anuais de segurança do trabalho e vê em uma rede social uma live sobre como essa campanha pode atingir melhor os colaboradores, transformando o momento maçante em um momento prazeroso. 

  1. Conteúdos 

Os conteúdos são tudo aquilo que estão presentes na internet, como é o caso dos podcasts e vídeos no Youtube. Sobre os programas de áudio, eles são muito ricos em informações, principalmente quando trazem um convidado para destrinchar um assunto. 

Esses bate-papos detectam inovações, falam sobre elas e até mesmo dão exemplos de como elas podem ser aplicadas, abrindo o caminho para que o profissional que está escutando saiba como utilizar aquela tendência ao seu favor. 

  1. Feiras e eventos 

Por fim, uma forma presencial de ter contato com esse mundo de informações são as feiras e eventos promovidos por órgãos do próprio nicho, que realizam pesquisas e trazem para os convidados profissionais para falar sobre, projetos, produtos e novidades do mercado. 

Também nesse momento é possível realizar o networking que é fundamental para que o profissional e empresa continuem sendo vistos no mercado em que atuam. 

Vantagens de se manter atualizado

Ficar por dentro das tendências de mercado promove várias vantagens para o profissional e para o empreendimento. 

Primeiro, ambos conseguem acompanhar o que está acontecendo no seu nicho, podendo se moldar com mais facilidade e rapidez.

Segundo, conseguem melhorar o posicionamento dentro do próprio mercado, tornando-se uma marca atrativa e um profissional desejado pelas empresas. 

Terceiro, estão mais aptos a produzirem tendências, saindo da posição de apenas consumidores passivos, sendo também agentes transformadores. 

Considerações finais 

O mercado é um meio muito importante que molda o percurso de diversos profissionais e empresas, por isso é importante saber o que está acontecendo dentro dele, de forma que essa mudanças sejam aplicadas nas tarefas do dia a dia, gerando inúmeros benefícios. 

Responsável por movimentar a economia, esse grande campo que é formado pelos mais diversos segmentos, como aqueles que vendem motosserra stihl ms 661, por exemplo, é extremamente competitivo e exige bastante dedicação. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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