Entenda como os materiais são reciclados de acordo com sua composição
A reciclagem de embalagens é essencial para diminuir a quantidade de lixo descartada diariamente. Alguns materiais podem passar pelo processo e se transformam em um papel ou plástico completamente novo. No entanto, você sabia que tudo começa ainda na sua casa?
O consumidor deve ficar de olho nas empresas sustentáveis e acompanhar suas ações. Depois, quando faz a compra de um produto, observar se há o símbolo de reciclagem. Se sim, não deve ser descartado no lixo comum! Confira mais detalhes de todo o processo.
Coleta seletiva e o papel do consumidor
A coleta seletiva envolve separar os recicláveis em plástico, papel, vidro e metal. As lixeiras são separadas e devem abrigar apenas embalagens e produtos feitos destes materiais.
Cabe ao consumidor fazer o descarte correto e, além disso, colocar nas lixeiras as embalagens lavadas e limpas.
A reciclagem de diferentes materiais
Entenda como funciona o processo de reciclagem de cada material, no caso, plástico, papel, vidro e metal.
Plástico
O processo pode ser feito com ou sem a separação de resinas. O primeiro é mais caro, por isso não é tão comum. Já no segundo, o plástico é triturado até virar pequenos grânulos. Após isso, é reutilizado para fazer fios de eletricidade, placas de sinalização e novas embalagens plásticas.
Papel
Apesar de trabalhoso, o processo é bem rápido. O papel passa por um controle de qualidade após ser recolhido. Ele não pode ter manchas de gordura, por exemplo. Em seguida será triturado e misturado com água, para a separação das fibras e usado para fazer papel higiênico, toalha de rosto, papel para impressão e sacolas de papel.
Vidro
O vidro é separado por cores: verde, transparente e âmbar. Feito isso passa pelo processo de lavagem e trituração. Os grânulos resultantes são misturados com areia e pedra calcária. Em seguida, são aquecidos e fundidos até a temperatura de 1300 °C para formar outro vidro pronto para ser reutilizado.
Metal
Os materiais feitos de metal são prensados e encaminhados para as siderúrgicas, para produzir novas lâminas. Lá irão se transformar em diferentes materiais metálicos. No entanto, antes precisam ser limpos e ter a tinta ou verniz retirados.
A reciclagem de embalagens
O processo de reciclagem de embalagens se divide em quatro etapas. A escolha do material ideal, que possa ser reciclado ou reaproveitado, a destinação correta e, finalmente, a reciclagem.
As empresas comprometidas com o meio ambiente focam em usar matérias-primas já recicladas ou que são facilmente reaproveitadas. Há um incentivo para a menor quantidade de embalagens.
No próprio produto há uma indicação de como o consumidor deve proceder após o uso, além do símbolo, indicando ser reciclável. Há empresas que fazem o recolhimento da embalagem e propõem descontos na compra de um novo. A partir disso, elas mesmas encaminham para a reciclagem correta.
Ainda assim, ao verificar a possibilidade de reciclar, ou seja, se o material é feito de plástico, papel, metal ou vidro, o próprio consumidor pode tomar algumas atitudes. Para começar, fazer o descarte correto, na lixeira indicada e, em sua casa, no mínimo ter a separação entre lixo reciclável e lixo orgânico.
Depois, o material é encaminhado para seu local de reciclagem e pode se transformar em um novo plástico, papel, metal ou vidro.
E as latinhas de desodorante aerossol?
É muito comum que o descarte do desodorante aerossol seja feito no lixo reciclável, ou, em alguns casos, com o metal. No entanto, isso não é correto. Por mais que o produto esteja vazio, ainda contém gases tóxicos e a pressurização, ou seja, precisa ser feito o descarte correto.
O ideal seria deixar a tampinha plástica no lixo reciclável, ou para plásticos, e levar o restante da embalagem em um local próprio para o descarte de desodorantes. Em algumas cidades já existem pontos de coleta para o material, como no caso de São Paulo, de Salto e do Guarujá.
Gostou? Então acompanhe nosso blog e fique sempre por dentro de todas as noticias!