O Facebook é uma das redes sociais mais abrangentes, no que diz respeito à formação de grupos e a integração de interesses em comum.
Desse modo, é possível dizer que as empresas que estão demorando em apostar no uso da ferramenta de criação de grupos desta plataforma estão deixando de lado uma potente técnica de vendas, de retenção e de construção de autoridade no mercado digital.
Até mesmo para as lojas que trabalham com vendas de produtos como aluguel de castelo inflável existe a necessidade de investir no auxílio do marketing digital. A construção de comunidades em torno dos negócios é o que garante que eles se popularizem.
Nenhuma empresa que está no auge hoje pode se dar ao luxo de negligenciar as redes sociais. Ao contrário disso, elas construíram verdadeiros impérios digitais, de modo que a sensação de pertencimento se tornou um ativo de vendas.
Por tal razão, e para que até mesmo os serviços de transporte B2C possam se beneficiar de todas esses diferenciais, este artigo terá o objetivo de mostrar, de forma objetiva e abrangente, como aumentar as vendas por meio dos chamados grupos de Facebook.
Ao final, ainda será possível concluir o conteúdo com uma lista de sete dicas para vender mais por meio desses grupos.
Aumentando as vendas com grupos de Facebook
Os grupos constituem um espaço para as pessoas dialogarem sobre interesses em comum. Qualquer um pode criar um grupo para qualquer que seja o objetivo, desde uma reunião de família, até mesmo equipes que praticam esportes depois do trabalho ou clubes de leitura.
Ainda é possível vender itens em grupos que possuem o recurso de compra e venda implementado, onde as opções variam entre peças para motor perkins e produtos digitais.
Para tanto, é necessário ser administrador do grupo para poder adicionar o recurso de compra e venda.
Para comercializar algo em um grupo de compra e venda do Facebook, é preciso ir até o feed, clicar em “grupos”, no menu à esquerda, e selecionar o grupo específico.
Caso não haja a opção de grupos, é preciso clicar em “ver mais” e, logo após, em “vender algo”. Depois disso, basta apenas inserir os detalhes do item que se está vendendo e clicar em “avançar”.
Após isso, deve-se escolher o público em questão. Para que mais compradores vejam o item, é possível publicá-lo em outros grupos de compra e venda dos quais se faça parte.
Em seguida, é preciso selecionar o círculo ao lado do nome de um desses grupos para adicionar ou remover essa opção, ainda que se deseje vender vidro incolor jateado no grupo.
Ademais, é possível criar um classificado no marketplace para o item em questão. Para isso, deve-se selecionar o círculo ao lado do marketplace para poder adicionar ou remover essa opção.
Se a intenção for realizar essa publicação como uma página, não haverá a opção para criar um classificado no marketplace.
Se o empreendedor tem uma conta no Facebook, provavelmente ele participa de algum grupo na rede.
Seja para trocar ideias a respeito de decoração, literatura ou musculação, os usuários da plataforma estão sempre se juntando em tribos, ainda que seja no intuito de juntar dinheiro para alugar um biombo escritório.
Dessa forma, não é difícil constatar que existem grandes oportunidades neste meio. Muitos empreendedores empreendem algum tempo diariamente para manter uma interação nessas comunidades e, em consequência disso, multiplicar as suas vendas.
Estratégias para vender mais com os grupos
Por meio do uso dos grupos de Facebook, é possível encontrar diversos novos horizontes dentro do âmbito comercial, uma vez que a ferramenta proporciona não apenas as vendas diretas por si mesmas, mas a oportunidade de construção de comunidades.
Tendo isso em vista, é primordial que haja a compreensão de que as estratégias por trás dessa abordagem são dotadas de significado.
Não se pode fazer uso dos grupos de qualquer maneira, ainda que se deseje divulgar um estudo sobre a modernização de cabines de elevadores.
Assim, para que a ferramenta seja utilizada da forma adequada, é possível citar sete dicas para vender mais por meio delas. A saber:
- Evitar classificados;
- Não se deixar levar apenas pelo interesse;
- Rejeitar posturas repetitivas;
- Buscar transformar-se em um rosto conhecido;
- Tentar se tornar como um dos participantes normais do grupo;
- Compreender as regras do grupo;
- Não compartilhar spam.
Quando se fala em grupos do Facebook, não necessariamente se está se referindo aos famosos classificados dessa rede social.
Na realidade, a atuação em grupos de compra e venda pode ser bastante ineficaz perto da alternativa que se tem nas mãos neste momento.
A verdade é que o melhor a fazer é buscar por grupos onde todos os usuários estejam interessados em um único tema comum.
Em uma breve busca, é possível descobrir que existem milhares de grupos a respeito de vida saudável, musculação, automobilismo, esportes, bem como decoração, artesanato e outros assuntos fins.
Sendo assim, é preciso escolher os mais relevantes do mercado em que se quer atuar, e solicitar a participação, mesmo que seja para, inicialmente, apenas fazer uma postagem sobre mini GPS rastreador veicular.
No momento em que estão desfrutando do tempo livre em uma rede social, as pessoas, em geral, não gostam de serem abordadas por ofertas de terceiros.
Mesmo que elas necessitem do produto, essa interceptação não costuma agradar aqueles que estão sendo pegos de surpresa.
Uma vez dentro dos grupos do próprio nicho no Facebook, é preciso ter em mente que o principal objetivo é oferecer um auxílio genuíno, sem requisitar nada em troca.
Portanto, só se deve fazer diferente se os usuários pedirem por soluções nos momentos de interação. Além disso, outra dica fundamental é evitar posturas demasiadamente repetitivas dentro das comunidades.
Sempre existe aquele tipo de pessoa que está sempre oferecendo um mesmo desconto ou produto, sem se atentar para qual é o tópico discutido no momento, e isso logo será percebido pelos outros membros.
A consequência disso é a perda de credibilidade e neutralização das futuras contribuições que poderiam vir, que a partir de agora passarão a ser olhadas com bastante desconfiança.
Isso pode acontecer ainda que se queira discutir um aspecto importante a respeito de um fechamento de sacada automatizado.
Por isso, é interessante interagir naturalmente com os usuários e aproveitar as oportunidades que se apresentam sem se tornar uma pessoa com fama de oportunista.
Entretanto, talvez a dica que vem logo a seguir seja a mais importante para quem deseja vender produtos em grupos do Facebook. Desse modo, é crucial se ater bem a esse aspecto.
Ao iniciar em uma nova comunidade, pode-se perceber que existem aqueles nove ou dez rostos conhecidos, que estão sempre interagindo e respondendo às perguntas dos outros usuários. A ideia é, portanto, adotar o objetivo de se tornar um deles.
Na realidade, quando se é visto frequentemente falando, sobretudo com conhecimento de causa sobre um assunto, é possível ser considerado uma autoridade naquele campo, o que fornece um peso enorme à opinião da pessoa.
Além do mais, contribuir de modo gratuito e frequente em um grupo do Facebook otimiza o potencial de gratidão dos usuários, que ficarão extremamente mais inclinados a comprar algo desse indivíduo em um futuro próximo.
Para se tornar um personagem famoso dentro da comunidade, é fundamental procurar reservar alguns minutos todos os dias para passar as dúvidas a limpo.
De nada vai adiantar fazer um trabalho fantástico em uma comunidade se, depois de algum tempo, a pessoa acabar sendo expulsa por violar alguma regra do grupo.
Desse modo, sempre que entrar em um novo grupo, é fundamental lembrar-se de checar as normas estabelecidas pelo administrador.
Por fim, uma regra extremamente básica é não compartilhar spam. Se a pessoa pensa que alguém comprará dela somente pelo fato de fazer postagens diárias com links para uma loja virtual, essa pessoa está totalmente enganada.
Na verdade, o efeito será justamente o contrário. Se ela não for banida, as suas postagens começarão a irritar os outros usuários, que farão questão de nunca comprar desse indivíduo.
Ao invés de apenas mandar links de compra, é preciso compartilhar conhecimento. Artigos, pesquisas, vídeos ou qualquer outro tipo de conteúdo pode potencializar as relações de um grupo.
Considerações finais
Em suma, foi possível observar, ao longo deste artigo, que os grupos de Facebook podem constituir uma verdadeira ferramenta de vendas para os empreendedores de todos os tipos, ainda que a sua prática funcione de forma velada e sutil.
Por essa razão, conhecer melhor e mais profundamente as circunstâncias do próprio negócio é fundamental para saber como conectá-lo a mais essa oportunidade do marketing digital.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.