O cliente é um dos pontos mais importantes de qualquer empreendimento, porque são eles que ajudam o negócio a ganhar visibilidade e credibilidade, além dos lucros que são gerados e o destino das estratégias de marketing.
Sendo a base fundamental para que um empreendimento possa obter sucesso dentro do mercado, estabelecer uma comunicação com os clientes deve ser algo que a empresa não apenas faça no momento da venda, como também após a compra.
Porque é através da comunicação que o cliente pode se fidelizar e até recomendar a locação de esteiras para amigos e familiares que tiverem a mesma necessidade e, assim, aumentar a cartela de consumidores.
Buscar formas de aprimorar a comunicação com o consumidor é um desafio presente de forma constante em vários segmentos de mercado, porém, é fundamental que para que esta estratégia seja positiva, se tenha um conhecimento da importância do cliente.
Para que, dessa forma, as estratégias e os canais de comunicação que forem sendo usados possam gerar benefícios com grandes eficácias para ambos os lados, fazendo com que um empreendimento de portão de ferro fechado possa se destacar em seu segmento.
E o consumidor, por sua vez, tendo a necessidade ou desejo atendido, portanto, quanto mais um empreendimento buscar formas de fazer com que a comunicação com seus clientes melhore, maiores serão as credibilidades do mercado.
A importância da comunicação
Quando se trata de criar um relacionamento, até mesmo na sociedade, a comunicação se torna a base para algo mais longo e duradouro, onde ambos os lados possam ter uma compreensão do que está acontecendo, e isso também é usado no mercado.
Criar a comunicação de uma empresa com o cliente pode facilitar grandes processos e tirar dúvidas que estavam presentes, até mesmo, compreender mais a fundo as necessidades para que mudanças sejam feitas de forma que as resolva.
A comunicação da empresa pode ser feita tanto em contato com o consumidor de uma forma mais direta, como também em uma campanha de marketing de um projeto executivo paisagismo, onde é a imagem da empresa que serve de comunicação.
Portanto, quanto mais uma empresa souber se estabelecer para se comunicar com os seus clientes, maiores serão os resultados e mais fácil as chances de fazer com que os objetivos e as metas sejam cumpridas.
Modos de se comunicar com o cliente
Se uma fabricante de portão basculante para garagem decide criar meios para se comunicar com seus clientes, algumas opções podem ser pontuadas como:
- Central de atendimento;
- Pesquisa de opinião;
- Caixa de sugestões ou reclamações;
- Comunicação pessoal;
- Ouvidoria.
Os canais de central de atendimento são um dos mais comuns e utilizados como uma forma de atender os consumidores, principalmente quando o negócio liga com grandes demandas que podem ser informações, sugestões ou reclamações.
Alguns empreendimentos até mesmo contam com serviços terceirizados de call center como uma forma de conseguir atender todos os clientes, algo que se torna importante quando uma estratégia está alinhada a estes setores.
Visto que, muitos clientes entram em contato com a central de atendimento como uma forma de estabelecer uma relação com a empresa e, por isso, fazer com que estes canais ofereçam formas ou ajudem no que se tornou o motivo do contato é fundamental.
Outra forma de estabelecer um contato com o cliente é através de pesquisas de opinião, sendo estas uma forma de saber como os produtos ou serviços assim como a empresa está sendo vista pelos consumidores.
O que acaba contribuindo para que uma nova abordagem seja elaborada ou então, referente ao produto, uma revisão automotiva completa acabe sendo feita como uma forma de melhoria.
A caixa de sugestões ou de reclamações também é um formato de comunicação que pode ser implantado diretamente dentro do negócio, por intermédio de formulários com pequenas perguntas de formato objetivo para captar o que o cliente achou dos produtos ou serviços.
Essa estratégia de uma caixa agindo diretamente no local é fundamental para que a empresa saiba quais foram as opiniões momentâneas do cliente após a compra ou a sua busca, de modo que contribui para que novas ações sejam elaboradas.
Uma comunicação pessoal também se transforma em uma abordagem que a empresa pode estabelecer com o consumidor, de maneira que essa personalização seja eficaz até mesmo se o cliente voltar a buscar um atestado de saúde para academia em outro momento.
O canal da ouvidoria serve como uma forma de comunicação do qual a empresa busca compreender como é a necessidade do consumidor, bem como suas dores, de forma que ajude a empresa a ter uma maior compreensão das queixas.
Seja no atendimento, na qualidade do serviço ou do produto, ou, então, dos preços, é importante que os dados que forem obtidos na ouvidoria sejam usados como um modo de compreender as mudanças que devem ser feitas na empresa.
Para que, assim, as métricas da ouvidoria se tornem baixas na parte de reclamações mas que ainda possam conter boas sugestões que permitam um aprimoramento do negócio aos poucos.
É fundamental que se a empresa usar a estratégia de coletar e se comunicar com os consumidores por mais de um canal, o acompanhamento deve ser feito em todos estes para que não haja uma sensação de abandono.
Assim, uma fabricante de persiana para escurecer ambiente souber como usar os canais de comunicação ao seu favor, há grandes chances da visibilidade e credibilidade do negócio aumentaram dentro do segmento.
Dicas para aprimorar a comunicação com o cliente
Se um empreendimento já conta com uma comunicação com o cliente, contudo, deseja aprimorá-la, algumas dicas podem contribuir para que este resultado seja obtido em até mesmo um curto período de tempo.
1. Saber o que será falado com objetividade
Ter o conhecimento de como será feita a comunicação e, principalmente, o que será falado é uma questão muito importante que algumas empresas podem ter empecilhos durante a sua elaboração.
Por isso, o planejamento da comunicação é fundamental para que ela possa ser solidificada, e não colocar a credibilidade que já foi conquistada em uma situação de empecilhos institucionais.
Caso a empresa trabalhe com profissionais atuando em formas de venda direta, é fundamental que o diálogo que for estabelecido ajude na conversão do cliente em uma relação mais fidelizada, por isso, é fundamental ter um preparo.
Opiniões pessoais e incertas acabam comprometendo a imagem e a forma de comunicação da empresa, portanto devem ser evitadas para que tanto o consumidor quanto o negócio em si possa chegar ao mesmo ponto.
2. Atenção com o vocabulário
O vocabulário é algo essencial dentro de uma comunicação, mesmo que a empresa seja de um nicho mais específico como piso concreto polido com resina, por exemplo, é fundamental que se tenha atenção nas palavras usadas.
Tanto em marketing quanto em uma abordagem nos canais de atendimento, a linguagem de uma empresa está refletida diretamente em sua imagem. Por isso, se há uma linguagem mais informal, os canais também podem adotar, mas ainda com certas restrições.
3. Saber ouvir
Embora se comunicar com o cliente seja importante, saber ouvi-lo também é algo essencial para saber como a empresa está sendo vista no mercado e como suas ações funcionam na prática.
Por isso, criar canais de comunicação que possam receber tanto reclamações ou sugestões é fundamental porque, com os dados levantados que os consumidores forneceram, é possível ter bases mais sólidas para fazer novas mudanças.
Incentivar o feedback dos clientes também é uma estratégia benéfica, demonstrando que a empresa tem interesse de saber as opiniões e experiências, o que colabora para que haja uma relação entre cliente e negócio ainda mais duradoura.
4. Usar a tecnologia como aliada
A tecnologia é um recurso que está cada vez mais presente dentro do mercado e, por esse motivo, usar como uma ferramenta para ajudar nas estratégias que melhoram a comunicação da empresa pode ser algo vantajoso.
Seja para ajudar no monitoramento dos dados levantados, ou ajudar em métricas de satisfação do consumidor, a tecnologia deve ser vista como uma auxiliar para atender às grandes demandas que acabam ocorrendo dentro do mercado.
Assim, se o negócio possuir mais de um canal de atendimento ao consumidor, torna-se mais fácil acompanhar suas opiniões, elogios e reclamações.
Considerações finais
A comunicação com o consumidor é um ponto fundamental para que a marca possa ter boas bases dentro do mercado, já que esta ação permite que a conversão de clientes e as estratégias de marketing tenham bons direcionamentos, assim como a entrada de lucros.
Podendo ser por diferentes canais como ouvidoria ou caixas de sugestões ou reclamações, quanto mais uma empresa buscar gerar contato com o consumidor, melhores serão suas chances de atuação dentro do mercado.
Sendo assim, é importante que se uma corporação possui um método de comunicação com o cliente sempre busque melhorá-lo para que seus resultados sejam sempre positivos em relação aos demais do mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.