PancakeSwap

Conheça a exchange PancakeSwap

O PancakeSwap é um dos projetos mais ousados de DeFI (Finanças descentralizadas). Essa é uma das plataformas de criptomoedas que oferece diversas funcionalidades e se apresenta como uma aposta real para o futuro das criptomoedas.

Neste artigo, apresentaremos o que é a PancakeSwap, como essa plataforma funciona e quais são os benefícios de suas funcionalidades. Também vamos abordar questões como a segurança e o seu espaço dentro do universo de criptoativos.

O que é PancakeSwap? Como surgiu o projeto?

A PancakeSwap é uma exchange descentralizada criada dentro da Binance Smart Chain. O projeto surgiu em setembro de 2022 por um grupo de desenvolvedores anônimos, que construíram um código oriundo de um fork (bifurcação) da rede Uniswap.

A Uniswap era, até então, a maior exchange descentralizada do mercado e funcionava dentro da rede Ethereum. Nesse sentido, a PancakeSwap surgiu como uma alternativa de exchange em outra plataforma, buscando principalmente combater as altas taxas cobradas por negociações dentro da plataforma Ethereum.

A plataforma PancakeSwap funciona por meio de pools de liquidez. Dessa maneira, o usuário que negociar a troca de criptomoedas, usa os pools para executar a ordem. Nesse modelo, o funcionamento se torna muito mais rápido.

Como funciona a PancakeSwap?

A PancakeSwap usa um AMM (sigla para “criador de mercado automatizado”), utilizando de pools de liquidez, que são formados pelos usuários da rede. Não há assim um intermediador e um orderbook (livro de ordens) que lista as intenções de compra e venda e intermedia as negociações.

O mercado é totalmente automatizado com pools de liquidez. Para que você possa entender, os pools são como um fundo de criptoativos. Nesse fundo, os usuários da plataforma depositam tokens e, assim, criam liquidez, fazendo com que a demanda das transações seja suportada pela rede.

Dessa maneira, a PancakeSwap conseguiu introduzir um sistema que possui criptoativos suficientes para serem negociados na plataforma. Para organizar esse sistema, existe o token CAKE, que dá acesso a alguns serviços e produtos dentro da plataforma.

Para conseguir aproveitar as demais funcionalidades do PancakeSwap, o usuário da plataforma precisa adicionar pools de liquidez. O PancakeSwap possui outras funcionalidades que são possíveis através disso, confira as principais abaixo.

Farming

O farming é um recurso do PancakeSwap que permite que os usuários usem o CAKE para conseguir angariar mais criptomoedas. Para isso, eles assinam um smart contract, que permite o uso dos fundos de sua carteira da plataforma e, dessa forma, eles são recompensados com CAKE.

Staking

O staking é um recurso que traz uma alternativa à mineração de criptomoedas. Dessa maneira, os usuários da plataforma mantém um volume de criptomoedas em troca de serem recompensados com CAKE.

Loteria

A plataforma também conta com um sistema de loteria, que permite que os usuários comprem bilhetes e possam ganhar prêmios em CAKE, caso o seu bilhete seja sorteado.

NFTs

No PancakeSwap, também é possível ganhar NFTs que podem ser obtidos com a troca de CAKE dentro da rede.

A PancakeSwap é segura?

A plataforma PancakeSwap é uma DeFI que é auditada pela Certik, empresa de segurança de redes blockchains. Com isso, podemos dizer que o projeto é bastante seguro dentro do ambiente de criptomoedas, se comparado com outras plataformas de Exchange descentralizadas.

Vale a pena investir em PancakeSwap?

Para saber se vale a pena investir em PancakeSwap, é preciso considerar o seu perfil de investidor. O mais importante num primeiro momento é conhecer como a plataforma funciona, identificando as melhores formas de rentabilizar dentro da rede.

E, para isso, é preciso analisar não só a PancakeSwap, mas o mercado de criptoativos. Assim, o investidor pode entender se essa plataforma vale a pena para os seus objetivos e o seu plano de investimentos.

A PancakeSwap é um projeto bastante audacioso e promissor no mercado de criptomoedas. Como vimos, a plataforma traz diversas possibilidades para que os usuários possam lucrar com o universo de criptoativos.

Gostou? Então acompanhe nosso blog e fique sempre por dentro de todas as noticias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *