Toda empresa precisa construir uma boa presença digital para atrair clientes. Por meio das estratégias de marketing digital, negócios dos mais variados tamanhos conquistam mais visibilidade nos canais digitais.
Mas, para que isso aconteça, é necessário criar estratégias para as redes sociais, motores de busca, plataformas de vídeo, dentre outros canais essenciais para o planejamento de marketing digital.
São ações válidas para qualquer tamanho de negócio, capazes de trazer mais visibilidade e credibilidade. Porém, não basta apenas estar presente nesses canais, é necessário elaborar uma boa estratégia para construir autoridade de mercado.
Todos os dias, as pessoas procuram soluções para seus problemas e tudo isso acontece na internet, por meio de canais como Google. Se o negócio não tiver autoridade em seu segmento, vai perder oportunidades de vendas.
A boa notícia é que se pode começar a qualquer momento, desde que haja um bom planejamento e os canais que serão usados para alcançar os objetivos estejam definidos.
Neste artigo, será possível entender a importância da presença digital, como fazê-la crescer e quais são os impactos positivos que pode proporcionar ao longo do tempo.
Importância da presença digital
Ter uma boa presença digital é essencial para desenvolver e aumentar os negócios. Hoje em dia, suas estratégias são vitais para a sustentabilidade das organizações, e as empresas que não investem têm mais dificuldade para conquistar novos clientes.
O marketing digital ajuda a atrair consumidores, fidelizar as pessoas que já compram com a marca, fechar negócios, dentre outras práticas fundamentais para o sucesso da organização.
Para um fabricante de capacho personalizado, é uma forma de ampliar os resultados, elevar a presença da marca e fazer com que os produtos e serviços consigam alcançar mais pessoas.
É importante ter em mente que os concorrentes já estão na internet, justamente pelo fato de que os potenciais clientes estão pesquisando produtos e serviços que seu negócio oferece.
Aqueles que possuem um bom posicionamento atraem mais consumidores, por isso, independentemente do porte ou segmento da organização, somente por meio da presença digital será viável crescer e expandir os negócios.
Essa prática também é muito importante para ter acesso a vários benefícios, como a comunicação direta com o público, mais visibilidade para a marca, credibilidade e segurança para os usuários, autoridade, redução de custos e aumento das vendas.
O mercado está cada vez mais competitivo e seguir essa tendência é a única maneira de se destacar. Quando o negócio não se preocupa em construir uma boa presença online, perde oportunidades para seus concorrentes, pois eles estão mais acessíveis.
Também é assim que um chaveiro especializado em abertura de carros vai conquistar engajamento por parte do público e fidelizar as pessoas.
Isso é possível porque a presença digital ajuda a construir um relacionamento mais próximo com as pessoas, tornando a empresa mais acessível para todos.
Como aumentar a presença online
Para construir uma boa presença online ou até mesmo para aumentá-la, é necessário investir em algumas estratégias indispensáveis. São elas:
- Conhecer o público;
- Criar um blog;
- Investir em link building;
- Cuidar do design do site;
- Participar das redes sociais;
- Investir em SEO.
E, para que cada uma dessas táticas possa ser totalmente compreendida, é importante aprofundar um pouco mais sobre elas.
1. Conhecer o público
Conhecer o público da empresa é fundamental para aumentar a presença digital, visto que de nada adianta ter uma página no Instagram ou Facebook com muitos curtidores, se eles não são qualificados.
É necessário direcionar as estratégias para pessoas que possuem o perfil de cliente ideal e assim colher bons resultados.
A melhor maneira de conhecer o público é fazendo pesquisas de mercado e construindo uma persona, que é um personagem semi fictício que representa as características do cliente ideal.
Assim, o negócio vai conhecer melhor sua audiência e trabalhar com estratégias compatíveis com suas necessidades, gostos e interesses.
2. Criar um blog
O blog é o canal que vai receber os conteúdos criados para o público, com o intuito de responder suas principais dúvidas em relação aos produtos e serviços oferecidos.
Por meio dele, um fabricante de borracha acabamento perfil U vai criar autoridade, se firmar como especialista e mostrar que entende tudo sobre sua área de atuação.
Quando uma pessoa acompanha o blog da empresa, percebe que os materiais foram escritos por especialistas, principalmente se eles tiverem uma alta qualidade. Com isso, além de conquistar o cliente, os usuários vão compartilhar as postagens.
3. Investir em link building
A troca de links é uma excelente maneira de construir autoridade para o site institucional. O Google considera que uma menção proveniente de outros sites indica que a postagem da empresa tem autoridade e é relevante para outras páginas.
Uma das melhores formas de investir em link building é por meio de guest post, uma estratégia em que a empresa convida outra organização para publicar em sua plataforma e vice-versa.
4. Cuidar do design do site
O design do site de uma empresa de terceirização de mão de obra é fundamental para chamar a atenção das pessoas e construir uma relação de confiança com os clientes, mas é necessário fazer mais do que criar conteúdos de qualidade
Um design profissional é aquele que leva em conta a navegabilidade e a experiência dos visitantes. Além disso, precisa ser responsivo para que possa ser acessado por meio de diferentes tipos de dispositivos, principalmente os smartphones.
5. Participar das redes sociais
Mais do que criar um perfil nas redes sociais, é necessário participar ativamente dessas plataformas, respondendo dúvidas e comentários, inclusive os negativos, em relação à marca, seus produtos e serviços.
A ideia por trás dessa prática é mostrar para o público que a companhia se importa com sua opinião. Naturalmente, vai aumentar o engajamento e fazer com que a organização ganhe mais visibilidade e autoridade naquilo que faz.
6. Investir em SEO
SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, um conjunto de estratégias que utilizam as páginas para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.
A principal estratégia de SEO é a escolha de uma palavra-chave, que nada mais é do que o termo usado pelos usuários para pesquisar informações variadas, por exemplo, agenda permanente personalizada.
Impactos positivos da presença online
Ter uma boa presença online traz impactos positivos de curto, médio e longo prazo. Um deles é o aumento de autoridade no segmento, visto que a companhia estará presente nos mesmos canais que seus clientes estão.
Mesmo que o negócio venda produtos e serviços de excelente qualidade, só vai atrair pessoas se tiver uma boa presença na internet. É assim que a marca vai se fortalecer e será vista como referência naquilo que faz.
Ao passo em que a visibilidade é maior, fica muito mais simples alcançar oportunidades de negócios. Antes, a comunicação era limitada a um público específico, agora, é possível falar com pessoas de várias localidades.
Uma empresa de serviços terceirizados também terá mais facilidade para monitorar seu público e direcionar melhor as estratégias, trazendo uma experiência mais satisfatória para o cliente.
O acompanhamento da marca facilita na hora de conquistar credibilidade junto aos consumidores. Antes de comprar alguma coisa, as pessoas costumam pesquisar informações sobre a empresa, principalmente se querem encontrar online.
Ao ter uma presença relevante nos canais digitais, o cliente se sente mais confiante e a decisão de compra será impactada de maneira positiva, como empresas que realizam o serviço de alvenaria como a calçada de paver. Os clientes procuram pela empresa online para ter a referência de como ela trabalha.
É por meio da presença digital que a organização consegue estabelecer seu posicionamento de marca, ou seja, o modo como será vista no mercado.
Ao compartilhar seus valores e visão, um fabricante permite que as pessoas entendam um pouco mais sobre seu funcionamento, podendo se aproximar de usuários que ainda não a conhecem.
Consequentemente, a presença digital ajuda a fidelizar clientes, e isso acontece porque eles vão conhecer e interagir com a marca com mais naturalidade, além de enxergá-la como uma empresa humanizada.
O consumidor se sente mais confortável em retornar e fazer novas compras, e ter clientes fiéis é fundamental para aumentar os lucros que se estabelecer no mercado.
Tenha em mente que qualquer negócio que não é visto, acaba ficando estagnado ou caindo no ostracismo. Hoje em dia, de nada adianta oferecer preço e qualidade se as pessoas não se conscientizarem sobre isso.
Para contratar uma empresa de corte a laser aço carbono, o consumidor precisa conhecê-la e compreender aquilo que está sendo ofertado, e a melhor solução para conseguir tudo isso é construir uma boa presença digital.
Considerações finais
Um consumidor dificilmente vai confiar em uma empresa que não possui um site ou pelo menos um perfil nas redes sociais. Hoje em dia, isso é estranho para as pessoas, inclusive quando se trata de marcas famosas.
Se estar na internet não fosse importante, grandes marcas não investiriam grandemente em sua presença digital. Portanto, seu negócio também precisa priorizar essas estratégias para expandir suas ações, conquistar clientes e aumentar os lucros.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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