primeiro imóvel

Dicas para quem está pensando em comprar seu primeiro imóvel

Comprar o primeiro imóvel é um momento importante na vida de qualquer pessoa. Independentemente do momento de vida, essa etapa é um marco na história pessoal e financeira, razão pela qual demanda um planejamento.

Mas, afinal, será que vale a pena procurar casas em Campinas ou apartamentos em São Paulo? Como definir qual é a melhor localização e tipo de moradia adequados às suas necessidades? E o orçamento, de que forma ele influencia na escolha?

Antes de começar a procurar o primeiro imóvel, você precisa entender quais são seus objetivos, necessidades e planos a curto, médio e longo prazo.

Defina o tipo de imóvel

A partir do momento em que você entende melhor quais são seus objetivos e suas necessidades, fica mais fácil definir o tipo de imóvel adequado a elas.

Ao começar a procurar um imóvel, o comprador se depara com inúmeras opções: apartamentos prontos, apartamentos semimobiliados, apartamentos na planta, casas novas e usadas, casas em condomínios, casas individuais, coberturas, apartamentos garden, entre outros.

O tipo de imóvel escolhido influencia no custo inicial e nos custos mensais, na forma de pagamento e até no tipo de rotina que o morador vai experimentar.

Por isso, antes de começar a fazer visitas e calcular custos, analise o tipo de imóvel que você pretende comprar. Então, foque suas pesquisas em imóveis que se encaixem nas características previamente definidas.

Escolha a melhor localização para o primeiro imóvel

Definido o tipo de imóvel, o comprador precisa estudar a localização. Avalie aspectos como: distância em relação ao seu trabalho, supermercados, farmácias e escolas. Não esqueça de avaliar a questão de segurança, definindo bairros-chave de sua preferência.

Quando se fala em localização não basta pensar apenas nas suas necessidades e nas demandas da sua família, considere também os custos daquela área e o seu potencial de valorização.

A compra de um imóvel é também um investimento, por isso ela deve ser feita de maneira estratégica e inteligente, contemplando eventuais possibilidades de venda futuras.

Avalie o seu orçamento

Agora que você já tem uma ideia do tipo de imóvel e da localização ideal, é hora de começar os cálculos.

Cada pessoa tem uma realidade pessoal e familiar e o orçamento de compra pode variar consideravelmente.

O financiamento acaba sendo a opção mais utilizada em compras de imóveis, porém, exige o pagamento de uma entrada e esse valor varia de acordo com as regras da linha de crédito e o tipo de imóvel escolhido.

A regra básica que vale para toda pessoa que vai assumir esse tipo de obrigação financeira é que o valor a ser comprometido com as parcelas do financiamento não ultrapasse 30% da renda bruta mensal.

Para quem está em dúvida com relação ao orçamento e as parcelas, pode ser interessante fazer simulações junto ao banco. As instituições financeiras ajudam a fazer simulações de cálculos da entrada e das parcelas, levando em consideração as particularidades do perfil de crédito de cada cliente.

Planeje a forma de pagamento

Depois de fazer simulações e conhecer as linhas de crédito disponíveis segundo o seu perfil, é hora de planejar a forma de pagamento.

Além da entrada e das parcelas mensais, você precisa levar em consideração os custos com mudança, taxas de cartório, vistoria, tributos e mobília do imóvel.

A dica é analisar o orçamento pessoal com calma e sempre manter uma reserva financeira de emergência para suporte em caso de imprevistos.

Busque suporte especializado

Além das questões financeiras e práticas, há uma série de aspectos jurídicos importantes como a elaboração do contrato, da escritura e os trâmites junto ao registro de imóveis.

Para garantir a segurança e tranquilidade em todas as operações, é recomendado buscar o suporte de um corretor de imóveis de confiança.

Além de assessorar todo o processo de busca pelo imóvel certo, este profissional tem o conhecimento e experiência necessários para orientar com relação a eventuais dúvidas e trâmites burocráticos, envolvendo o contrato e transferência do imóvel.

Gostou? Então acompanhe nosso blog e fique sempre por dentro de todas as noticias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *