O marketing digital se tornou a ferramenta dos negócios no momento em que vivemos. As empresas, estão apostando todas as suas fichas no alcance que tem a internet, por isso, estratégias de marketing digital tem sido bastante usadas por ele no aumento das vendas.
A tecnologia tem proporcionado aos negócios algo que antes não tinha, um maior alcance.
Portanto, hoje um neǵocio de portinhola de alumínio para gás ao investir no posicionamento digital, pode alcançar as quase 5 bilhões de pessoas que usam o digital para fazer algo.
Isso não é algo mais imaginário, todos os tipos de dispositivos de conexão e busca na internet estão se aprimorando, para que as empresas possam usá-los como um meio para realizar vendas. Uma empresa que fabrica disco de desbaste para esmerilhadeira, pode usar a internet e vender, tanto para públicos B2B quanto B2C
Não há impedimento para que as empresas que existem hoje, se posicionem no digital. Se tornou uma febre hoje. Principalmente, a busca por profissionais da área, como gestores de tráfego e social media. Profissionais voltados para ajudar a empresa nas vendas.
Se um negócio vende caneta personalizada para empresa, decide se pôr no digital, seja no Google ou nas redes sociais, é interessante que contrate profissionais que possam ajudar ele a gerenciar melhor tudo isso, principalmente porque eles tem a técnica precisa.
O e-commerce está em um momento muito precioso, sendo inclusive alavancado pela pandemia. E, quando se diz e-commerce, não se refere só ao varejo online, mas sim às empresas que vêm da Internet, seja o comércio, o serviço ou a indústria, todos os ramos.
Até uma vendedora de totem interativo, pode vender absolutamente todos os seus produtos na internet, sem se preocupar muito, a internet é democrática nesse sentido.
Para se ter uma ideia, no momento em que as lojas físicas ficaram todas fechadas por causa das medidas restritivas de prevenção ao Covid-19, as vendas no comércio eletrônico tiveram um aumento de 48% nos três primeiros meses de Covid no Brasil.
Houve meses que chegou até aos 70% de aumento. Isso é um número, que vai mostrar o tamanho do crescimento digital. Alguns acontecimentos recentes, só adiantou o que estava para ocorrer em um futuro que não era tão distante, o e-commerce seria o novo varejo.
O digital se tornou as ruas das vendas. Hoje em dia, se uma empresa que vende adesivo gospel automotivo, desejar crescer, precisa estar ativa no digital. Ter um site estruturado, estar nas redes sociais, utilizando das estratégias certas, com consistência todos os dias.
Se as empresas forem consistentes nas estratégias, com toda a certeza, seu crescimento é certo. Pode parecer uma promessa de crescimento rápido, porém, não o é. São essas estratégias que exigem muito esforço, e muita dedicação, pois o digital é muito diverso.
O artigo vai trazer para todos a importância do digital no aumento das vendas e, algumas estratégias para que as empresas usem no seus negócios.
A importância do digital
Não importa o ramo em que o negócio atue, é preciso que sejam utilizadas as mídias sociais a fim de maior visibilidade e atração de clientes, além de manter a conexão com os clientes que já adquiriram algo em seu negócio, é essencial para um fluxo de marketing.
É como já foi dito, até uma empresa que ofereça bloco de anotações atacado, pode ter suas vendas melhoradas com o uso do digital. O digital é para todos os tipos de produtos, todos as formas de empresa.
As mídias têm uma conexão direta com aspectos da web, seja por meio das redes sociais, blog e as plataformas gamificadas. Para ganhar essa nomenclatura, todo o relacionamento e comunicação precisa ser inserido na internet.
Usar as oportunidades das mídias sociais não é só ter o perfil do seu negócio logado no celular, é necessário estar presente com posts e ter contato com os consumidores que estão na sua rede, afinal, é um local para vendas e há diversos concorrentes.
Principalmente, para oferecer os produtos semelhantes ou serviços que seu negócio oferta. Se uma empresa gráfica produz uma demanda alta de agenda permanente personalizada, for se posicionar na internet, ela deve se diferenciar tendo um contato excepcional com os clientes, para ganhar essa corrida.
Comparado há 20 anos, praticamente todas as mídias sociais que são utilizadas ainda nem existiam e os gastos para investir em sites eram muito altos, e com muito pouco retorno ao dono da empresa.
Hoje em dia, o preço para entrar nessas plataformas de relacionamento com os clientes, é quase zero. Isso mostra que não há desculpas e nem motivos para a ausência de uma empresa nelas. Hoje é muito fácil posicionar sua empresa no digital.
Se uma loja vende alguma pasta empresarial personalizada, quer se posicionar no digital, não vai encontrar objeções e nenhuma dificuldade. Precisará apenas de um pouco de investimento a troco de realizar muito mais vendas que antes realizava.
Com o avanço da modernização e crescimento da internet, o compartilhamento de conteúdo por meio das mídias sociais ficou bem mais rápido e simples de se usar, dando chances para mais escolhas e suporte para uso.
As mídias digitais devem ser organizadas com recursos offline, por exemplo, são os anúncios, certa loja de carros usa uma propaganda em jornais para oferecer veículos e assim alcançar variados leitores.
Se o mesmo anúncio foi postado na internet, principalmente, em uma rede social, em um formato versão online, de modo automático se torna mídia digital. Além de ter mais vantagem com valores, há outras que podem te ajudar na sua empresa.
Uma empresa gastará muito menos anunciando na internet, e isso já se tornou um fato. As empresas gastam muito anunciando no meio tradicional, e tem um alcance reduzido, na internet, os anúncios têm maior chance de conversão e maiores benefícios.
As redes sociais
Utilizar as redes sociais é algo necessário, todo mundo entende isso, porém, é preciso saber cada uma delas para ter sucesso e o retorno.
Diferente do site, onde é apresentado um conteúdo e não há conexão com leitores, as postagens das redes permitem o contato da empresa com variadas pessoas, sejam eles clientes ou apenas potenciais consumidores de variadas localidades.
Hoje as mais usadas são Facebook, Instagram, Whatsapp e Youtube. Porém, para vender e ganhar a clientela, é necessário avaliar qual o perfil do seu negócio melhor se encaixa, tanto para a postagem de conteúdo quanto para o retorno e a conversão.
Mesmo com o alcance orgânico bem limitado para páginas de negócio, ainda há chances de alcançar o público, outro modo de aumentar as visualizações e engajamento através das redes sociais, é impulsionar as publicações, o Facebook e o Instagram permitem isso.
Por meio delas é possível realizar o monitoramento do engajamento dos posts, ficando mais simples entender se as publicações estão sendo mostradas nos melhores horários ou até se é um conteúdo bom e de interesse para visualização dos usuários.
Todas elas suportam elementos de multimídia como imagens, vídeos e texto simplificando o trabalho para fazer as postagens.
Porém, tenha atenção, cada rede social tem um melhor modo de escrita, na hora de fazer a postagem do mesmo conteúdo em variadas redes, não se esqueça de mudar e deixar no formato de cada uma das redes.
Use os sites
O uso de um site bem feito, pode chamar a atenção de várias pessoas que passam por ele, além do design, é bom ressaltar que é preciso mais itens para que o número de visitantes cresça.
Ponha tempo na produção de conteúdo, produza um blog com assuntos do gosto do seu público-alvo, apresenta o que a empresa entende e faça referência no que está escrevendo.
Ajuste todos os conteúdos em algum funil de vendas, com esse método é permitido construir um caminho para o leitor navegar e como consequência, levar a uma venda.
As estratégias de marketing digital
Para crescer as vendas com o marketing digital, é necessário estar ciente das estrateǵias necessárias para isso. São elas:
- Seja encontrado com mais facilidade;
- Entender o perfil ideal de cliente;
- Otimize todas as suas campanhas;
- Por último, vá além de redes sociais e site.
As estrateǵias apresentadas logo acima, são muito bem vindas se a empresa estiver disposta a crescer.
Considerações finais
Dito tudo isso, é possível perceber que essas são estratégias muito precisas, que ao serem utilizadas precisam de muita dedicação.
Não é fácil otimizar as campanhas e utilizar outros meios além das redes sociais. Será preciso contratar uma equipe maior, para cuidar de todos os meios com total profissionalismo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Gostou? Acompanhe nosso blog e fique sempre por dentro das melhores noticias!