Os insights de marketing são fundamentais para solucionar problemas que os consumidores estão enfrentando e até mesmo para trazer rumos novos ao negócio.
Para entender facilmente o conceito de insights, pode-se usar como exemplo os desenhos animados, que quando o personagem tinha uma ideia, acendia uma lâmpada em sua cabeça.
Esse termo é de origem inglesa e significa “vista de dentro” ou “olhar por dentro”, mas no universo corporativo, essa palavra é usada quando o profissional “teve uma sacada” ou compreendeu alguma coisa.
Na área de marketing, ele também é muito útil e tem um funcionamento muito marcante no setor.
Os profissionais de marketing são conhecidos por sua criatividade e pelo fato de desenvolverem ideias e projetos capazes de melhorar a realidade de uma empresa, além de ajudá-la a conquistar clientes e vendas.
Mas tudo isso parte de uma compreensão sobre a realidade do negócio, as características de seu público, entre outros elementos que geram insights para o marketing.
Para esclarecer um pouco mais o assunto, este artigo vai explicar o que é insight, começar a área do marketing pode gerar impactos diretamente no negócio e no crescimento da empresa.
O que é insight de marketing
Insight de marketing é uma palavra que descreve um acontecimento muito comum no dia a dia dos profissionais do setor. Trata-se daquele momento em que o indivíduo tem uma sacada.
A essência disso é um olhar por dentro que ajuda a compreender questões, tendo como base conhecimentos que já foram adquiridos por meio de dados e pesquisas.
Para um fabricante de inversor de energia senoidal pura, essas ideias são muito importantes no planejamento e para obter bons resultados em seus projetos.
O profissional de marketing vai buscar informações em diferentes canais, além de criar um banco de dados com informações completas e relevantes. Também vai aprender novas habilidades técnicas, pois isso também ajuda a gerar insights.
Como impactar o negócio e seu crescimento?
Os profissionais de marketing sabem que os insights de pesquisas de mercado sobre os clientes são muito importantes para desenvolver campanhas eficientes.
Da mesma forma, gestores e empreendedores que querem construir uma empresa de sucesso precisam conhecer bem os clientes. É necessário ter um conhecimento profundo e que esteja além da coleta de dados básicos, como:
- Gênero;
- Classe social;
- Idade;
- Cidade.
Na verdade, é fundamental compreender o comportamento do consumidor para saber o que leva essas pessoas a comprarem certos produtos e serviços.
São insights que permitem à empresa saber exatamente como vai conquistar um cliente e o que fazer para fidelizá-los. Nesse processo, a companhia precisa ter uma visão completa sobre seus compradores, por meio de dados de qualidade.
Um fabricante de cantoneiras arredondadas pode fazer análise preditiva ou comportamental, de modo que todas as medidas sejam implementadas para que sejam precisas e confiáveis.
Quanto mais a empresa é capaz de compreender o perfil do consumidor, mais chances terá de fazer uma segmentação adequada, com base no valor agregado de cada perfil para o negócio.
É um tipo de investimento que ajuda a vender mais e que ainda aumenta os lucros da organização. São os insights que vão entregar ao marketing a capacidade de projetar, desenvolver e oferecer estratégias personalizadas para os clientes.
O melhor de tudo é que isso é feito de acordo com o estágio na jornada de compra em que essas pessoas se encontram. A companhia precisa colocá-lo no centro de suas ações para compreendê-lo melhor e criar uma campanha compatível com sua motivação.
Como resultado, os clientes vão sentir uma conexão genuína com a organização, e não vão simplesmente sentir que ela está oferecendo um produto ou serviço.
As organizações precisam ter em mente que, ao mesmo tempo em que houve uma grande evolução nos métodos de pesquisa que facilitam o entendimento dos clientes, o ambiente também se tornou mais competitivo.
Em um centro veterinário perto de mim, as áreas de negócio que mais utilizam esses insights são vendas e marketing.
Os executivos podem se beneficiar deles para as tomadas de decisão, algo que, sem dúvidas, faz muita diferença no dia a dia da marca.
Mas as equipes que atuam na divulgação de um negócio e capacitação de clientes são muito mais beneficiadas pelas melhorias.
Isso é fundamental porque, atualmente, de nada adianta apenas colocar um produto no mercado. A marca precisa mesmo é acompanhar toda a jornada vivida pelo cliente, desde seu primeiro contato com ela, até o pós-venda.
A companhia precisa saber quais são as crenças e emoções, levando em conta o fator humano e a interação em diferentes pontos de contato.
Isso gera um feedback que aponta as diferenças e semelhanças entre aquilo que a empresa acredita que está entregando e aquilo que o cliente realmente está recebendo.
Para melhorar a experiência que o cliente tem com ela, uma empresa de remanufatura de cartucho precisa compreender de que maneira seu público-alvo se comporta, bem como se antecipar às suas necessidades e desejos.
É recomendável aproveitar os insights trazidos pelas pesquisas de mercado, pois ajudam a compreender o que satisfaz ou não os clientes e quais são os pontos que precisam ser melhorados.
Como melhorar o insight
Para melhorar os insights e gerar impactos cada vez mais positivos para as empresas, os profissionais de marketing podem colocar em prática algumas ações. São elas:
Avaliar o contexto da situação
Cada situação vivenciada pelo profissional deve ser avaliada em seu contexto, sendo importante prestar atenção ao lugar em que ele está, pessoas envolvidas, situações que acontecem, desdobramentos, entre outras.
Para uma gráfica de plotter de risco, essa atenção favorece a mente do profissional para que ele compreenda melhor o que está acontecendo, identificando relações de causa e efeito em relação aos acontecimentos.
Quando ele estiver diante de uma situação de contexto semelhante, vai se lembrar de quais atitudes produziram bons resultados, inclusive aquelas que geraram consequências negativas.
Aprofundar-se em assuntos relevantes
Os insights possuem uma característica em comum: profundidade. Nunca são pensamentos super oficiais ou genéricos. Na verdade, apontam soluções bem arquitetadas e com riqueza de detalhes.
A organização pode estimular ainda mais esses pensamentos em seus colaboradores, ensinando-os a se aprofundar em assuntos sobre os quais desejam obter insights.
Muitos cientistas investem nessa técnica e mergulham no problema que querem resolver, passando horas analisando todas as possibilidades. Depois eles vivenciam um momento de descontração e conseguem encontrar a solução.
Isso não acontece à toa, na verdade, é apenas uma consequência de todas as horas dedicadas aos estudos e reflexão.
Não ter pressa
Se o gestor de um fabricante de madeirite naval plastificado tiver um insight, deverá anotá-lo rapidamente, mas é muito importante ter paciência para que ele apareça.
A mente precisa ter tempo para trabalhar, mesmo que de maneira inconsciente, tendo em vista que o tempo, a calma e a tranquilidade favorecem o processo, enquanto a pressão não costuma ser útil.
Empresas que investem em saúde e qualidade de vida são as que possuem as soluções mais criativas, diferentemente do que acontece com uma organização que só sabe trabalhar sob pressão e conflito.
Pode ser muito mais fácil obter um bom insight sobre uma peça de publicidade busdoor quando o profissional está caminhando do que quando ele está trancado no escritório em frente ao computador.
Realizar reflexões sobre as experiências feitas
Além de avaliar o contexto, é muito importante que o profissional de marketing avalie os significados daquilo que vivencia, os livros que lê, os filmes que assiste, as conversas que protagoniza, suas atividades no trabalho, entre outros.
É muito importante refletir sobre esses significados porque assim eles não vão passar despercebidos, e isso fortalece o repertório mental e os conhecimentos da pessoa sobre o mundo.
Quanto mais rica e vasta for a linha de raciocínio de uma pessoa, mais condições ela terá de obter bons insights.
Anotar as boas ideias
Por fim, um gestor de uma empresa de limpeza de pedra mineira deve anotar as boas ideias que tiver em um caderno ou Bloco de Notas do celular para não se esquecer.
Inclusive, quando uma pessoa estiver resolvendo um problema, pode observar o registro de insights para analisar quais são os mais indicados.
Também existe a possibilidade de combinar todos eles em uma única solução, algo que pode ser extremamente vantajoso.
Considerações finais
Os insights de marketing são muito valiosos porque os profissionais dessa área precisam criar constantemente projetos e estratégias que ajudem a atrair a atenção do público e divulgar uma empresa.
Nem sempre é fácil ter criatividade, tampouco uma pessoa consegue ter seus insights a qualquer momento ou sempre que quiser. Trata-se de um processo que acontece naturalmente, mas que pode ser estimulado no dia a dia.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.