móveis planejados

Móveis planejados: Porque comparar?

A procura por móveis planejados aumentou muito nos últimos anos isso se deve à necessidade de adequar a mobília ao ambiente que o morador pretende decorar.

O propósito é ganhar mais espaço ao mesmo tempo em que o imóvel recebe peças personalizadas. Esse cuidado é essencial para que o lar, seja este uma casa ou um apartamento, possa trazer todo o conforto e praticidade que os moradores precisam.

Nos dias de hoje, as pessoas querem um local convidativo e aconchegante para descansar, mas ao mesmo tempo precisam que ele seja funcional, ou seja, a praticidade é importante, mas sem descartar o conforto.

Esse tipo de mobília é ainda mais importante para quem vive em um imóvel pequeno, como no caso dos apartamentos. Propriedades menores precisam dos móveis planejados porque eles valorizam o espaço.

Os cômodos ficam mais confortáveis e organizados e não existe o risco de ter que conviver com a bagunça e a falta de espaço. Mas o mercado traz diversas outras opções de móveis, como as peças sob medida e os modulares.

Para fazer uma escolha assertiva, é necessário conhecer as possibilidades, por isso, este artigo vai mostrar o conceito de móveis planejados e quais são as vantagens de investir neles.

O que são móveis planejados

Os móveis planejados são desenvolvidos para atender qualquer tipo de necessidade, uma vez que sua produção acontece de acordo com os gostos do cliente, seguindo as medidas de cada ambiente.

É possível personalizar vários aspectos desse tipo de mobília, como tamanho, cor, forma, entre outras possibilidades, personalizando a peça como um todo para que seja feita especialmente para o cliente e otimize o espaço.

O planejamento é muito complexo porque cada centímetro é medido para que a construção da mobília seja exclusiva.

Investir em um kit portão basculante completo é importante para proteger a residência, enquanto os móveis planejados trazem mais facilidade e conforto para os moradores.

Eles se ajustam perfeitamente ao espaço e não precisam de acabamentos nesse sentido. Mas existem muitas outras razões para investir nesse tipo de mobília.

Benefícios dos móveis planejados

Os móveis planejados fazem toda a diferença para o imóvel e para a vida dos moradores, isso porque ele traz uma série de benefícios que nenhuma outra opção consegue trazer. Dentre os que mais se destacam estão:

Peças projetadas de acordo com o ambiente

De fato, um dos maiores benefícios dessa opção é a personalização, visto que tudo é feito de acordo com a medida dos ambientes.

O fator estético e a funcionalidade são levados a sério, isso porque modelos de imóveis prontos não costumam atender aos requisitos de medidas e usabilidade.

As peças podem combinar com outras características da propriedade, como uma porta de alumínio com vidro jateado. Isso traz mais exclusividade para os ambientes que podem ser personalizados em vários sentidos, como:

  • Textura;
  • Cor;
  • Estilo;
  • Material.

Outras partes das peças também podem ser personalizadas de acordo com as necessidades e gostos do comprador, como os puxadores, desenhos das peças, entre outros aspectos.

Aproveita melhor os espaços

Cada canto do imóvel pode ser bem aproveitado com projetos personalizados envolvendo esse tipo de mobília, por isso os benefícios ficam ainda mais evidentes.

O projetista considera a metragem da área para que nada fique ocioso, o que ajuda a garantir que as peças possam transformar tarefas do dia a dia mais simples e práticas.

O usuário terá mais gavetas para guardar seus objetos, além de bancadas, penduradores e outros elementos que transformam o local.

Não é possível fazer isso com os móveis modulares, tendo em vista que eles precisam ser encaixados nos ambientes, o que pode fazer sobrar ou faltar espaço suficiente.

Um exemplo clássico disso é quando uma pessoa compra um guarda-roupa, mas ele acaba cobrindo um interruptor ou um pedaço da janela.

Espaços mais organizados

Uma empresa de laudo PPRA também pode optar por móveis planejados para os escritórios e tanto eles quanto as residências terão como vantagem a total organização do espaço.

Esses móveis são pensados para atender as necessidades dos usuários, por meio de soluções inteligentes em cada cômodo. Pessoas que trabalham em home office, por exemplo, podem contar com uma mesa com gaveta e nichos organizadores.

Eles servem para armazenar materiais que o profissional costuma usar no dia a dia. Da mesma forma, o closet vai ajudar a manter as roupas mais organizadas, assim como calçados e outros acessórios.

A mobília é algo que pode ser projetado considerando as especificações dos moradores e com isso criando módulos, gavetas e nichos compatíveis com suas necessidades. Como resultado, a organização do ambiente estará garantida.

Valoriza a propriedade

Mesmo que o proprietário não tenha a intenção de vender o imóvel, os móveis planejados vão agregar mais funcionalidade, praticidade e beleza aos ambientes. Caso queira vendê-lo no futuro, o valor será muito maior por conta das peças.

Um condomínio contrata predial firma de limpeza para manter as áreas comuns sempre bem limpas porque sabe que isso valoriza o espaço, então, nada mais justo do que valorizar os imóveis em si.

Material mais durável

É claro que a beleza é um fator muito importante, no entanto, a durabilidade das peças também é um fator primordial e determina por quanto tempo os móveis permanecerão em bom estado.

Os móveis modulares costumam ser produzidos com produtos inferiores, como no caso do MDP e do MDF. O MDF nada mais é do que um composto de fibras de madeira prensadas em alta temperatura com resina.

É algo muito mais econômico, ao passo que eu MDP recebe 3 camadas de madeira, o que o torna um pouco mais resistente.

A construção do imóvel envolve vários cuidados, como instalação de pele de vidro fachada residencial, portanto, para valorizar ainda mais o projeto, nada melhor do que uma mobília existente.

Os móveis planejados podem ser feitos com MDF, mas, neste caso, ele terá uma durabilidade melhor porque é usado de maneira personalizada, ao contrário do que acontece com as opções manufaturadas.

Excelente custo benefício

Em um primeiro momento, os móveis planejados parecem ser muito mais caros, mas nem sempre o benefício é totalmente avaliado.

É necessário considerar que o projeto é definido com base nos ambientes, mas que existe um grau de complexidade que precisa ser avaliado e valorizado, e isso porque traz uma decoração bonita, funcional e otimizada.

Os móveis projetados ficam bem decorados, trazem fluidez dinâmica e são muito mais funcionais, algo que os outros tipos não conseguem proporcionar.

Aparência sofisticada

Os móveis planejados conseguem transformar os ambientes e por personalizar os estilos, texturas e cores tem que ter um método de instalação específico. Com isso eles acabam por deixar o local com um aspecto mais nobre.

Pode ser uma propriedade mais nova com forro de gesso para sala pequena ou uma casa mais antiga e até mesmo simples, os móveis planejados sempre deixam os ambientes mais charmosos, com atmosfera harmoniosa e modernos.

Diferenças entre planejados e sob medida

Muitas pessoas confundem os móveis planejados com os móveis sob medida, mas essas peças são diferentes. Os móveis sob medida são criados exclusivamente para cada ambiente, considerando a personalidade e os gostos do morador.

Depois que ficam prontos, passam a fazer parte da estrutura do imóvel. Pode ser criado para uma sala comercial compartilhada ou para qualquer outro tipo de propriedade.

Os móveis planejados são desenvolvidos para atender às necessidades da família, seguindo um padrão de medida. Ao contrário da mobília sob medida, é feito por meio de módulos pré-fabricados em dimensões que seguem um padrão.

Para entender ainda mais esse conceito, vale a pena entender o que são os móveis modulados. Esse tipo é aquele comprado em lojas, não são feitos sob medida, mas são financeiramente mais acessíveis.

Quando o ambiente é projetado com esse tipo de mobília, as peças se encaixam considerando as necessidades de cada cliente e o tamanho do espaço. A produção costuma ser feita em larga escala e o projeto não visa suprir as necessidades do cliente.

Considerações finais

Investir em moveis planejados sala pequena é a melhor forma de valorizar o espaço, melhorar o aspecto da propriedade, trazer mais facilidade para os moradores e tudo isso sem abrir mão do aconchego e conforto que um lar deve ter.

A casa ou apartamento ficam muito mais bonitos e o proprietário consegue valores muito melhores na hora de vender ou alugar. Quem deseja durabilidade, os móveis planejados são a melhor opção.

Casas maiores também podem contar com essa opção, principalmente em cozinhas e banheiros, mas todo e qualquer cômodo pode contar com essas peças. São mobílias para a vida toda e do jeito que a família precisa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *