Os sonhos são alucinações que ocorrem durante certas fases do sono. Eles são mais fortes durante o sono REM, ou o estágio de movimento rápido dos olhos, quando é menos provável que você se lembre do seu sonho.
Muito se sabe sobre o papel do sono na regulação do nosso metabolismo, pressão arterial, função cerebral e outros aspectos da saúde. Mas tem sido mais difícil para os pesquisadores explicar o papel dos sonhos.
Quando você está acordado, seus pensamentos têm uma certa lógica. Quando você dorme, seu cérebro ainda está ativo, mas seus pensamentos ou sonhos geralmente fazem pouco ou nenhum sentido. Isso pode ser porque os centros emocionais do cérebro desencadeiam sonhos, em vez das regiões lógicas.
Embora não haja provas definitivas, os sonhos geralmente são pensamentos autobiográficos baseados em suas atividades recentes, conversas ou outros problemas em sua vida. No entanto, existem algumas teorias populares sobre o papel dos sonhos.
O que causa os sonhos?
Fonte: unplash
Por que as pessoas sonham? É uma pergunta para as eras. Há muita coisa que os especialistas não sabem sobre por que as pessoas sonham e de onde vêm os sonhos.
No entanto, a teoria predominante é que sonhar ajuda a consolidar e analisar memórias (como habilidades e hábitos) e provavelmente serve como um “ensaio” para várias situações e desafios que se enfrentam durante o dia.
Também sabemos muito — mas não tudo — do que está acontecendo fisiologicamente durante os sonhos. A maioria dos sonhos ocorre durante o sono REM (movimento rápido dos olhos) , que percorremos periodicamente durante a noite. Estudos do sono mostram que nossas ondas cerebrais são quase tão ativas durante os ciclos REM quanto quando estamos acordados.
Especialistas acreditam que o tronco cerebral gera o sono REM e o prosencéfalo gera sonhos.
Na verdade, se o tronco encefálico estiver lesionado, os pacientes sonham, mas não entram no sono REM. E se o prosencéfalo estiver ferido, os homens e mulheres entram em sono REM, mas não sonham.
Por que seus sonhos são tão estranhos?
Isso pode ter a ver com neurotransmissores ou substâncias químicas cerebrais. Durante o sono REM, alguns são mais pronunciados, enquanto outros são suprimidos.
A acetilcolina (que mantém a ativação cerebral) é mais proeminente, assim como a dopamina (que alguns pesquisadores associam a alucinações). A dopamina pode ajudar a dar aos sonhos sua qualidade surreal.
Enquanto isso, o sono REM suprime os neurotransmissores que geralmente nos mantêm acordados: histamina, serotonina e norepinefrina. Assim, estamos menos conscientes do nosso ambiente.
Alguns pesquisadores suspeitam que o tálamo (a porta de entrada para a entrada sensorial) se fecha quando sonhamos.
1. Sonhos
Os sonhos são uma ferramenta poderosa que usamos para aprender sobre nós mesmos e nosso entorno. Temos muitos tipos diferentes de sonhos, alguns são agradáveis, enquanto outros são assustadores. Nossos sonhos são muitas vezes simbólicos e representam outra coisa. Quando sonhamos, estamos processando informações subconscientemente.
2. Sonhando
Quando dormimos, nosso cérebro não está funcionando em plena capacidade. Enquanto dormimos, nossos cérebros ainda estão recebendo informações e armazenando-as para processamento posterior. A maioria das pessoas não percebe o quanto eles realmente sonham. De fato, estudos mostram que passamos cerca de 20% de nossas vidas dormindo.
3. Interpretação dos Sonhos
Interpretamos nossos sonhos com base no que conhecemos e vivenciamos. Se estamos familiarizados com uma determinada situação, podemos interpretar nossos sonhos de acordo. No entanto, se não estivermos familiarizados com uma situação específica, podemos interpretar mal nossos sonhos.
4. Simbolismo dos Sonhos
Símbolos de sonho são coisas que aparecem em nossos sonhos que simbolizam outra coisa. Esses símbolos podem ser qualquer coisa, de animais a objetos. Há muitas maneiras de interpretar esses símbolos.
5. Recordação dos Sonhos
Recordar nossos sonhos é uma ótima maneira de lembrá-los. Uma vez que acordamos, tendemos a esquecer nossos sonhos, a menos que os escrevamos.
6. Terapia dos Sonhos
A terapia dos sonhos é um método de interpretação dos sonhos. Você pode se fazer perguntas sobre seus sonhos e tentar descobrir seu significado.
7. Diário dos Sonhos
Um diário de sonhos é um lugar onde você registra seus sonhos. Você pode acompanhar seus sonhos ao longo do tempo e olhar para trás para ver o que estava acontecendo em sua vida na mesma época.
Acompanhe nosso blog e fique sempre por dentro de todas as dicas e informações!