controle de estoque

O que é controle de estoque?

O controle de estoque é o processo de otimizar o armazenamento de estoque para garantir que uma empresa tenha os níveis de estoque ideais necessários para atender aos pedidos dos clientes no prazo.

O objetivo do controle de estoque é que as marcas mantenham apenas as unidades necessárias à mão sem gastar muito dinheiro adiantado ou sacrificar a satisfação do cliente.

Controle de estoque versus gerenciamento de estoque

Embora muito semelhante, o controle de estoque é uma parte do gerenciamento de estoque.

O controle de estoque está mais focado no nível operacional e muito envolvido no gerenciamento do sistema de armazém, desde a digitalização de novos itens em tempo real no chão do armazém até a preparação de unidades para montagem e montagem.

O gerenciamento de estoque é a supervisão de alto nível do estoque, desde as matérias-primas até os produtos estocados.

Inclui pedidos e reabastecimento de estoque, seleção estratégica de locais e instalações para armazenar produtos, previsão de estoque e muito mais.

O software de gerenciamento de estoque gera relatórios de estoque, automatiza o rastreamento e ajuda a identificar áreas de melhoria.

Um sistema de gerenciamento de solução de estoque ajuda no controle de estoque em lojas e armazéns.

4 razões pelas quais o controle de estoque é importante

Quando você obtém o controle de estoque correto, reduz custos, libera capital, melhora o armazenamento e mantém os clientes satisfeitos.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais o controle de estoque ajuda as empresas de comércio eletrônico.

1. Mantém as contagens precisas

O controle de estoque fornece um reflexo preciso de todas as unidades disponíveis.

A melhor maneira de fazer isso é usando um sistema de inventário digital que escaneia eletronicamente os códigos de barras do novo inventário e da recuperação de cada unidade retirada em um pedido.

Dessa forma, os níveis de estoque de estoque em tempo real podem ser informados a qualquer momento.

2. Ajuda você a tomar as decisões corretas de gerenciamento de estoque

O controle de estoque é mais do que apenas rastrear o estoque. Também leva em consideração o giro do estoque ou a rapidez com que o estoque é vendido e substituído em um período de tempo específico.

As vendas nunca serão 100% lineares, então você deve medir continuamente as mudanças ao longo do tempo para ajustar a taxa e as quantidades nas quais você reabastece.

O controle de estoque ajuda a conectar as atividades upstream de compra e fabricação às atividades downstream de vendas e demanda de produtos para evitar gargalos, acelerar processos, identificar itens de baixa movimentação ou obsoletos e até mesmo ajudar a avaliar fornecedores.

3. Elimina baixas

O controle de estoque afeta diretamente a contabilidade de estoque, que mede as mudanças no valor do estoque físico e os custos das mercadorias vendidas ao longo do tempo.

O controle de estoque adequado evita baixas de estoque para estoque que não tem mais valor, reduzindo o desperdício, facilitando o cálculo do valor do estoque e ajudando seus resultados, carregando apenas o estoque necessário.

4. Garante que você tenha unidades suficientes para atender aos pedidos

O controle de estoque adequado visa permitir que você mantenha a menor quantidade de estoque em seus depósitos, mas o suficiente para acompanhar a demanda.

Isso representa o estoque de segurança, pois a última coisa que você quer fazer é atender pedidos atrasados ​​ou deixar os clientes esperando.

O controle de estoque e a previsão de demanda andam de mãos dadas, você não ficará preso pagando altos custos de armazenamento ou de transporte de estoque, mas também não adicionará a temida mensagem de “esgotado” à sua página de produto.

Sistemas para empresas de controle de estoque

Existem muitos sistemas de controle de estoque que as marcas de comércio eletrônico podem implementar, mas os dois principais sistemas ou métodos de controle de estoque incluem estoque perpétuo e periódico, que também têm implicações na contabilidade de estoque.

Um sistema de estoque permanente registra quando o estoque é vendido ou recebido em tempo real por meio do uso de um sistema de gerenciamento de estoque que automatiza o processo.

Um sistema de estoque permanente registrará as alterações no estoque no momento da transação.

Um sistema de inventário periódico, por outro lado, ocorre quando o estoque e o custo das mercadorias vendidas (CPV) da empresa não são atualizados nos registros contábeis após cada venda e/ou compra de estoque, mas a demonstração de resultados é atualizada após um período contábil designado.

Sua estratégia de inventário varia de acordo com suas necessidades exclusivas, mas para atender ao fluxo de trabalho de comércio eletrônico atual, você precisará de uma maneira confiável de acompanhar o inventário.

Gostou? Acompanhe nosso blog e tenha acesso a noticias como essa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *