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Redes sociais: o que fazer para ser mais rápido com os clientes?

As redes sociais são plataformas muito úteis para as estratégias de marketing e atendimento ao cliente, mas os negócios precisam saber como aproveitá-las para melhorar as estratégias de marketing e alavancar as vendas.

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Canais como Facebook e Instagram são maneiras práticas e acessíveis de se conectar com as pessoas e gerar oportunidades de negócios. Para extrair todo o potencial dessas plataformas, é necessário responder dúvidas, críticas e elogios.

Mas além de responder, é fundamental que essas interações aconteçam rapidamente, pois o consumidor não gosta de ficar muito tempo esperando, tampouco ter a sensação de estar falando sozinho.

Para os empreendedores que estão à frente de seus negócios e precisam cuidar de vários assuntos, não é fácil dar conta de toda essa demanda, mas com um pouco de organização e foco é possível chegar lá.

No entanto, antes de saber como isso pode ser feito, é primordial entender a importância de interagir com os consumidores nas redes sociais, pois isso explica muita coisa sobre o uso desses canais.

Sendo assim, este artigo vai falar mais detalhadamente sobre esse assunto, além de mostrar algumas dicas para responder os seguidores rapidamente nas redes sociais.

Importância de interagir com os clientes nas redes

Interagir com os clientes nas redes sociais é a melhor forma de expandir o alcance da marca no ambiente online. Quanto mais conteúdos a empresa pública, mais interações são feitas e a organização fica conhecida e ganha visibilidade em meio aos usuários.

Marcas que agem dessa forma conseguem se diferenciar, principalmente em relação àquelas que publicam apenas conteúdos institucionais ou pouco atrativos para a audiência, tendo como único propósito vender.

Para um salão de belezas especializado em aplicação de cílios volume brasileiro, as redes sociais são excelentes plataformas porque elas contam com cerca de 3,5 milhões de usuários no mundo todo.

Porém, ao mesmo tempo em que possui um público tão grande, não é fácil chamar a atenção dos usuários, engajá-los com os conteúdos, despertar o senso de identificação e gerar interesse, por conta da personalização.

Em outras palavras, não é possível personalizar o perfil da marca nas redes sociais, por isso, ela vai competir de igual para igual com seus concorrentes.

Durante esse processo, o engajamento dos seguidores pode diminuir, além das constantes mudanças nos algoritmos feitas por essas plataformas, porque diminui o número de visualizações das publicações.

Com isso em mente, é crucial que os negócios invistam em conteúdos interativos e estejam sempre preparados para responder comentários, mensagens ou qualquer outro tipo de interação por parte dos usuários.

Isso melhora as estratégias de marketing e cria um relacionamento saudável com os seguidores. Como resultado, o negócio terá acesso a vários benefícios que explicam a importância da interação. São eles:

  • Conhecimento sobre a audiência;
  • Aumento da taxa de engajamento;
  • Mais alcance das publicações orgânicas;
  • Aumento no tempo de permanência na página.

A interação entre uma gráfica de impressão de folder 1 dobra e seus seguidores ajuda os conteúdos a viralizarem e a visibilidade conquistada pelo negócio atrai pessoas naturalmente.

Entretanto, para aproveitar todos os benefícios de interagir e responder rapidamente os seguidores, é necessário saber como fazer isso.

Dicas para aumentar a velocidade nas respostas

As redes sociais são plataformas muito importantes para as estratégias de marketing das empresas, mas elas também são uma fonte de interação com os consumidores e ainda melhora o atendimento ao cliente.

Mas para usufruir de suas facilidades, é muito importante interagir com os seguidores e fazer isso com rapidez e agilidade. Algumas dicas para alcançar esse propósito são:

Monitorar as redes sociais

Para responder adequadamente os clientes nas redes sociais, é crucial monitorar os comentários. Quanto mais perfis o negócio tiver, mais trabalho terá, uma vez que todas as plataformas precisam ser acompanhadas.

A boa notícia é que um fabricante de carteirinha de estudante pvc pode contar com ferramentas que ajudam a fazer esse trabalho, monitorando as menções ao nome da marca e suas atividades nas redes sociais.

A companhia consegue cuidar melhor de seus perfis, sem precisar de um profissional exclusivo para fazer isso manualmente.

Evitar textos muito longos

Quanto mais longo for o texto, mais tempo demora para ser escrito e mais tempo o cliente vai precisar para ler. A comunicação nas redes sociais é algo rápido e não precisa de textos de blog para existir.

Se a organização tiver a necessidade de passar um conteúdo maior ou específico, é melhor enviar o link do conteúdo de um blog ou vídeos no YouTube para esclarecer o contato.

Não deixar as pessoas sem resposta

É imprescindível interagir com todo mundo que manda mensagem ou comenta nas publicações nas redes sociais, independentemente de qual seja o contexto.

Para qualquer empresa, como no caso de um fabricante de chaise longue para piscina, é muito mais fácil responder dúvidas e elogios, no entanto, em algum momento a organização vai precisar lidar com uma reclamação.

Todas essas situações precisam de respostas, pois ignorar a mensagem de um contato é prejudicial para a imagem do negócio.

Responder também é uma excelente estratégia para fidelizar os clientes, e dependendo do tipo de atendimento que ele recebeu, vai definir se volta ou não para comprar.

Ter uma boa conexão

Problemas comuns como tela travando ou áudio falhando atrapalham a comunicação e a maneira como o prospect percebe o site. Com isso, é essencial contratar um operador e garantir que ele atue em um local com boa conexão.

Falhas nesse sentido podem aumentar a demora por uma resposta, o que não agrada ninguém, por isso locais com boa conexão devem ser uma prioridade.

Criar respostas padronizadas

Negócios pequenos conseguem enviar respostas personalizadas para os contatos, mas conforme vai crescendo, isso começa a ficar muito difícil.

Por exemplo, uma empresa de sombreador para carros recebe muitos comentários parecidos perguntando sobre o produto e para estes casos, a melhor forma de poupar tempo é por meio de respostas padronizadas.

Basta deixar um documento pronto com todas as respostas desse tipo para copiar e colar na hora de responder comentários e mensagens nas redes sociais.

Entretanto, é crucial lembrar que essa estratégia deve ser moderada, pois o excesso de respostas padronizadas acaba robotizando o atendimento e causa a impressão de que a empresa não está disponível para responder adequadamente.

Enviar mensagens claras e óbvias

Não se deve abrir espaço para dúvidas e ambiguidades, portanto, qualquer pergunta enviada pelo cliente deve ser respondida de maneira clara para que ele não precise perguntar duas vezes.

Se um fabricante de etiqueta personalizada para temperos pretende fazer um desconto de 20% durante a Black Friday, se algum cliente fizer uma pergunta relacionada, a resposta precisa ser específica.

Ou seja, ao invés de falar que fará promoções durante o período, é fundamental falar a quantidade de desconto e o tempo de duração.

Não apagar críticas

Um dos maiores erros que o negócio pode cometer é apagar críticas e reclamações, acreditando que essa atitude vai fazer o problema desaparecer. Na verdade, fazer isso só piora as coisas, visto que os usuários podem se revoltar com atitude.

Se alguém comentou a publicação da marca fazendo uma reclamação, é preciso respondê-la com cordialidade, caso contrário, problemas maiores podem surgir.

Se dispor a resolver o problema

Uma loja de assistência técnica celular deve se dispor a resolver o problema do contato, fazendo tudo o que estiver ao seu alcance.

Mesmo que a empresa seja impecável em tudo que faz e uma recordista em elogios, se receber uma crítica ou reclamação, precisa respondê-la o quanto antes para não prejudicar sua reputação.

Não basta apenas responder, é necessário resolver o problema, pois além de encerrar o assunto com alguém que está insatisfeito, ainda mostra para as outras pessoas que a companhia tem competência e se preocupa com seus clientes.

Diante de uma situação dessas, a marca deve pedir desculpas, explicar a situação e chamar o cliente no reservado em outro canal, como o WhatsApp, telefone ou e-mail para ver como resolver.

Ao fazer isso, uma empresa de limpeza de vidros residenciais consegue dar uma atenção especial para o caso e ainda deixa registrado em sua plataforma o quanto é correta e rápida na hora de resolver problemas e ajudar os consumidores.

Considerações finais

Criar um perfil para a marca nas redes sociais é muito importante para acompanhar as tendências de marketing, afinal, esses canais são imprescindíveis para divulgar a marca, seus produtos e serviços.

Mas também são canais de comunicação e por isso os seguidores vão enviar mensagens e fazer comentários nas publicações. É dever das companhias responder e interagir o quanto antes para estarem sempre próximas de sua audiência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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