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Tendências de compra dos consumidores

Conheça as principais tendências de compra e saiba como aproveitar as melhores oportunidades

A tecnologia tem transformado a maneira como as pessoas consomem produtos e serviços. Hoje, com um smartphone e acesso à internet, somado a facilidades como cupons online e a possibilidade de comprar a qualquer hora do dia, todos os dias da semana, têm contribuído para o crescimento desse mercado.

Não é por acaso que muitas lojas físicas têm migrado para o ambiente online, ampliando a possibilidade de crescimento da carteira de clientes, favorecendo o crescimento do negócio.

As tendências de compras dos consumidores estão diretamente ligadas ao uso de tecnologias e a experiência no processo de compra, conforme você vai conferir neste artigo especial sobre o tema. Confira!

Smartphone como uma ferramenta de compra

De acordo com estudo realizado em 2020 pela Fundação Getúlio Vargas, no Brasil, há mais smartphones do que habitantes. O levantamento realizado apontava a existência de 242 milhões de celulares ativos.

Esses dados são importantes para entendermos a relevância do mobile na vida das pessoas e a importância das empresas levarem em consideração essa informação na hora de pensar suas estratégias de vendas.

Não é por acaso que, cada vez mais, as empresas têm oferecido experiências mobile aos seus consumidores. Com a pandemia, as compras online aumentaram consideravelmente e os clientes estão cada vez mais familiarizados com o digital.

Por isso, o smartphone sendo utilizado como ferramenta de compra é uma realidade para a qual as empresas não podem virar as costas. É necessário garantir presença e participação no digital. Isso pode ser feito, por exemplo:

  • oferecendo a possibilidade do cliente comprar online;
  • garantindo a responsividade do site;
  • marcando presença nas redes sociais;
  • criando aplicativos voltados para a oferta da melhor experiência ao cliente.

Marketplace em redes sociais

Por falar em redes sociais, outra tendência que tem movimentado o setor digital são os marketplaces.

Hoje, os consumidores podem comprar produtos e fazer pagamentos sem sair das suas redes sociais: você consegue comprar roupas no perfil da loja no Instagram e realizar pagamentos durante uma conversa no Whatsapp.

As empresas precisam se integrar a essas tecnologias, fortalecendo sua presença nas redes sociais e oferecendo aos consumidores a possibilidade de utilizar esses recursos.

Consumo consciente

Os consumidores de hoje, de uma forma geral, estão mais atentos a questões como sustentabilidade e responsabilidade social. Por isso, suas escolhas de consumo têm estado alinhadas com esses princípios.

Desta forma, as empresas precisam se adequar a essa tendência, pensando não só no universo do negócio digital, mas também no mercado físico. É interessante repensar as diretrizes da empresa e construir uma cultura que contribua para o desenvolvimento ambiental saudável e o bem-estar da comunidade, na qual a empresa atua.

Experiência de consumo

Os consumidores estão valorizando ainda mais a experiência de compra. Ou seja, não basta oferecer um produto de qualidade, as empresas precisam ir além, oferecendo uma experiência positiva durante todo o processo de contato com a marca.

Investir em uma boa experiência ajuda a criar uma conexão e amplia a possibilidade de fidelizar esse cliente. Os consumidores querem se sentir especiais e dão preferência para empresas que oferecem um atendimento personalizado e exclusivo.

As estratégias devem ser estruturadas por meio da comunicação em redes sociais, no atendimento oferecido por telefone, chat, e-mail, enfim, em todos os canais de contato com clientes.

Uma experiência positiva de atendimento contempla todo o processo de venda e pós-venda. Por isso, é fundamental investir nas melhores soluções para tirar dúvidas e resolver problemas.

As principais tendências de compras estão voltadas para o universo digital, com a oferta de produtos e serviços alinhados com as expectativas de consumo e que sejam de fácil acesso. O cliente quer comprar na loja física e receber em casa? Ofereça essa opção. O cliente quer comprar na loja virtual? Ofereça essa opção. O cliente quer tirar dúvidas sobre um produto pelas redes sociais? Esteja disponível para ajudá-lo.

A combinação entre o dinamismo oferecido pela tecnologia e a personalização do atendimento são duas das principais características e expectativas que as empresas devem suprir para garantir o melhor serviço aos seus clientes.

Com uma oferta crescente de produtos e serviços, os consumidores devem dar preferência para empresas que garantam segurança no processo de compra, qualidade no atendimento de ponta a ponta e agilidade na resolução de problemas.

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