As ações são um dos investimentos mais populares que existem. No momento em que você compra uma ação de uma empresa, você se torna um pequeno coproprietário.
E isso dá a você o direito a uma parte dos lucros que a empresa tiver.
Se tudo correr bem e um lucro for obtido, sua parte valerá cada vez mais dinheiro.
Se você comprar as ações em baixa e o preço delas valorizar, você pode lucrar com a venda das suas ações. Se a empresa se deteriorar e a perda ocorrer, sua parte valerá naturalmente menos dinheiro.
Você também pode investir nelas com foco em receber os dividendos que as empresas pagam frequentemente aos acionistas. Para isso você não precisa vender suas ações, a menos que queira ou precise.
Se você está pensando em investir em ações, chegou ao lugar certo! Preparamos esse artigo com o intuito de você entender um pouco mais sobre esse assunto tão atual.
Se você tem interesse no assunto, continue lendo.
O que são ações?
As ações são vendidas por empresas. Isso geralmente acontece quando uma empresa tem planos de expansão, mas não tem dinheiro para implementá los
As ações são nada menos que um pequeno pedaço da própria empresa.
Se você comprar esses títulos, vai se tornar um acionista da empresa e, portanto um pequeno coproprietário.
Possuir ações te proporciona vários direitos como sócio. Você passa a ter direitos de voto nas assembléias e também o de receber parte dos lucros em forma de dividendos e juros sobre capital próprio.
Por que investir em ações?
Por que você deveria começar a investir em ações? Bem, o valor do dinheiro está mudando constantemente.
As taxas de juros das contas de poupança são extremamente baixas, há inflação e, portanto, as pessoas frequentemente veem seus ativos diminuírem em vez de aumentar.
Para aumentar seus ativos, você é quase forçado a correr riscos. Investir é um bom exemplo disso, porque o retorno pode ser muito maior do que com uma conta de poupança normal.
Dicas para começar a investir em ações
Existem inúmeras vantagens em investir na bolsa de valores, na minha opinião, a melhor é a possibilidade de conseguir ganhar dinheiro dormindo, que é exatamente o que acontece quando você consegue conquistar a liberdade financeira através dos seus investimentos.
Se isso te interessa, vou te dar algumas dicas simples que vão ajudar na hora de investir em ações.
Escolha focando no longo prazo
Investir em ações pode ser uma maneira muito lucrativa de investir. No entanto, muitas vezes leva muito tempo até você obter muito disso.
Portanto, só comece se você puder perder dinheiro por um longo período de tempo.
As flutuações são frequentemente acirradas no curto prazo e as ações reagem fortemente a isso. Essas flutuações são menos importantes a longo prazo.
Mantenha a calma
Quando você escolhe investir a longo prazo, não é importante o que uma ação faz hoje ou amanhã.
O ponto é que o preço mostra um aumento ao longo de um período mais longo.
Portanto, como investidor, não se estresse se uma ação caiu um pouco hoje. No longo prazo, isso tem pouca ou nenhuma influência no valor da sua parte. Além disso, o estresse é um fator muito ruim ao investir.
Invista no que você entende
Pode ser muito atraente investir dinheiro em um produto ou marca de sucesso. No entanto, isso nem sempre é o caminho certo para investir.
Quando você tem pouco conhecimento de um determinado mercado, não é prudente investir muito dinheiro nisso.
Devido ao seu conhecimento limitado, é difícil estimar como o preço das ações se desenvolverá e, portanto, se você terá lucro ou perda.
Diversifique seus investimentos
Não é prudente investir seu dinheiro apenas em uma empresa, isso porque se essa empresa vai mal ou vai à falência, você perde todo seu dinheiro de uma só vez.
Espalhe seu dinheiro em vários objetos de investimento, de preferência também em diferentes agências. Isso aumenta a chance de que você possa compensar a perda de uma ação com outras ações lucrativas.
Não olhe apenas para o passado da empresa
Para os investidores iniciantes, pode parecer muito interessante investir em empresas que fizeram muito lucro no passado.
No entanto, lembre-se sempre que ao comprar ações os retornos do passado não oferecem absolutamente nenhuma garantia para o futuro.
Gostou? Então acompanhe nosso blog e fique sempre por dentro de todas as noticias!