As lojas de móveis fazem parte de um segmento que cresce continuamente, porque as pessoas precisam mobiliar sua casa, seu estabelecimento comercial, sua empresa, entre outros ambientes.
Mas esse mercado é muito concorrido, por isso, o comércio moveleiro precisa investir em estratégias que aumentam as vendas e fidelizam os clientes diariamente, pois só assim é possível equilibrar as finanças.
Só que diante de tanta competitividade, tais ações se mostram cada vez mais desafiadoras, mesmo assim, o gestor precisa pensar em maneiras de driblar o problema.
Uma das maneiras de fazer isso é destacar o negócio em meio aos concorrentes, criando seu diferencial competitivo. É fundamental focar no público e investir em estratégias inovadoras, bem como técnicas de vendas inteligentes.
Ao longo do tempo, os vendedores vão conseguir aumentar a carteira de clientes e tornar o negócio mais rentável. Por meio de uma rápida pesquisa na internet, é possível encontrar diversas estratégias que ensinam a fazer isso.
Mesmo assim, ainda existe muita confusão sobre quais ações escolher, mas para esclarecer essas dúvidas, o artigo vai explicar quais são as fases da venda e quais são as estratégias mais indicadas para as lojas de móveis.
Conhecendo as fases da venda
Para que a estratégia de vendas seja realmente eficiente, é fundamental contar com um bom planejamento. Não existe uma receita pronta para alcançar o sucesso, porém a organização precisa trabalhar etapas fundamentais para organizar os processos.
É assim que os vendedores vão trabalhar o passo a passo necessário, dividido entre 4 etapas, que são:
- Prospecção;
- Qualificação;
- Negociação;
- Fidelização.
A prospecção é o contato inicial com o potencial cliente, sendo uma das etapas mais importantes do processo de vendas. Supondo que a loja queira vender para uma empresa de coworking, ela precisa usar a abordagem correta.
Mas mesmo que a prospecção seja a primeira fase, é fundamental se dedicar para que esse primeiro contato seja uma porta de entrada para a venda, e a prospecção pode ser feita de maneira passiva ou ativa.
Na prospecção ativa, a empresa entra em contato com os consumidores para oferecer seus produtos e serviços. Já na prospecção passiva, pode acontecer por meio de diversas plataformas, até mesmo pelas redes sociais.
A segunda etapa é a qualificação, onde a equipe vai identificar os contatos e definir quais deles apresentam o perfil correspondente ao cliente ideal e quais realmente demonstraram interesse pelos produtos e serviços.
A qualificação pode ser feita de várias maneiras, pois algumas empresas utilizam roteiros ou guias de vendas com perguntas que ajudam a definir em qual momento o potencial cliente se encontra dentro da jornada de compra.
Uma longe de móveis pode usar letreiro em relevo na fachada para atrair as pessoas, mas na hora de fazer a qualificação, ela deve ouvir a audiência, entender as expectativas das pessoas e descobrir uma maneira de ajudá-las.
A etapa de negociação trabalha com fatores importantes, como prazos, preços e condições de pagamento que vão influenciar a decisão de compra.
É nesse momento que o vendedor precisa se preocupar com sua comunicação, esclarecer todas as dúvidas do potencial cliente e evitar interpretações dúbias.
Para ter mais sucesso nessa etapa, a loja deve investir em treinamentos e trabalhar as melhores técnicas de negociação. Mas além de ter conhecimento técnico, experiência e habilidade, o vendedor precisa encantar o público.
Por fim, o processo de vendas não termina quando o cliente compra alguma coisa, na verdade, depois disso, a organização deve investir em estratégias de fidelização.
Manter contato com os clientes é imprescindível para fazer com que ele volte mais vezes e adquira outros produtos da loja. Também é dessa forma que ele vai se sentir mais satisfeito e a empresa terá mais facilidade para resolver qualquer problema.
Melhores estratégias para vender móveis
Seja para vender móveis pequenos de mdf ou de qualquer outro tipo, existem algumas ações que a loja pode aplicar em seu dia a dia para aumentar as vendas. São elas:
1. Oferecer atendimento personalizado
Além de oferecer produtos de qualidade e por um preço acessível, é muito importante que a loja consiga estabelecer um relacionamento humanizado com os clientes. Para isso, todo atendimento deve ser focado nos desejos e exigências da pessoa.
Em outras palavras, o vendedor não deve se preocupar apenas em aumentar as vendas do negócio. Na verdade, a marca deve procurar conhecer quem compra com ela, quais são os costumes e preferências dessa pessoa, entre outras informações.
2. Conhecer o mercado
Independentemente de vender pela internet ou em uma loja física, é fundamental conhecer o mercado e a atuação do setor no universo online.
Isso porque, hoje em dia, as pessoas gostam de comprar tudo pela internet, desde piso vinílico até móveis e outros tipos de produtos. Para se ter uma ideia, 38% dos consumidores já usaram a internet para comprar produtos para casa e decoração.
Além disso, o setor teve um crescimento expressivo no primeiro semestre de 2021, com uma alta de 155% no faturamento e 67% no número de pedidos.
3. Conhecer bem os produtos
Conhecer aquilo que a loja vende é muito importante para que o vendedor consiga argumentar com o cliente. Mesmo que isso pareça algo meio óbvio, é muito comum encontrar profissionais que não conhecem bem os produtos que vendem.
Eles não sabem dizer quais são as diferenças entre as opções, a função de um móvel, entre outras informações relevantes para os clientes.
O estabelecimento precisa conhecer todos os produtos que vende, quais são seus pontos fortes e fracos e as vantagens que eles oferecem. É necessário entender o contexto da loja e assim encontrar o produto ideal para o comprador.
4. Usar as redes sociais
Assim como uma revenda de empilhadeira a diesel usada, uma loja de móveis precisa estar presente nas redes sociais porque essas plataformas são usadas por pessoas no mundo inteiro.
Lendo mais, são excelentes canais para melhorar a comunicação e o atendimento ao cliente, mas antes de criar os perfis nas redes sociais, é fundamental saber quais plataformas o público-alvo da loja utiliza.
Atualmente, existem diversas opções disponíveis, como no caso do Facebook, Instagram, YouTube, entre outras, mas a ação só vai fazer sentido se a marca estiver presente nos canais onde seu público também está.
5. Definir o canal de vendas
Os clientes costumam chegar até uma loja online de móveis por meio de canais como o Google, nas redes sociais ou até mesmo durante uma busca específica pelo nome do estabelecimento.
Tudo isso mostra a importância de estar posicionado dentro de um marketplace para vender móveis, uma vez que essas plataformas potencializam o alcance dos produtos e a visibilidade da empresa.
Uma empresa de fechamento de varanda com vidro de correr pode vender em diversas plataformas desse tipo, bastando apenas conhecer suas características e o funcionamento da parceria.
6. Saber lidar com objeções
Os vendedores precisam estar preparados para os mais diversos tipos de objeções e oferecer uma resposta inteligente para cada uma delas.
Cuidar se ele precisa compreender o que o cliente procura, quais são seus problemas, quais são suas principais dúvidas, aspectos que despertam seu interesse e o que pode impedir que finalize uma compra.
Saber responder essas perguntas é primordial para quebrar objeções e aumentar as vendas. O vendedor de uma empresa de impermeabilização muro, por exemplo, deve ser cordial e se mostrar interessado pelo que a pessoa fala.
O cliente sabe qual é sua situação e então vai avaliar se é ou não um bom momento para a compra, por isso, é fundamental se mostrar disponível para compras futuras.
7. Contar com uma equipe de suporte
Uma loja de móveis deve prezar pela excelência dos produtos que vende, mas os defeitos podem aparecer e quando o produto apresenta um problema, seja na matéria prima ou por mau uso, a marca deve oferecer um suporte para o cliente.
Em uma loja que vende tapete felpudo sob medida, é fundamental oferecer suporte técnico eficiente e estar preparado para atender qualquer situação, tanto uma reclamação quanto uma sugestão de melhoria.
A equipe de atendimento precisa estar preparada para essa situação, pois isso pode render mais vendas e negociações positivas.
Considerações finais
Existem muitas outras estratégias de vendas que podem ser trabalhadas por uma loja de móveis e todas elas são fundamentais para que a empresa tenha sucesso e consiga se destacar no mercado em que atua.
O gestor precisa ter em mente que o mercado moveleiro é bastante concorrido, por isso, o cliente pode comprar o que precisa com diferentes lojas, então sempre vai escolher aquela que entrega algum diferencial.
Por meio das ações mostradas ao longo deste conteúdo, o estabelecimento vai conseguir criar seus diferenciais, atrair consumidores e fazer boas vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.